Fórmula 1 de sábado? Sim, é isso mesmo, afinal, a estreia se aproxima e ela acontece no GP do Bahrein. Após os testes de pré-temporada, que nos deram um vislumbre dos detalhes dos novos carros das dez equipes que competirão no 75º Campeonato Mundial, é hora de ver as máquinas realmente acelerando nas pistas.
O GP do Bahrein marca o início do calendário desde 2004 e essa já icônica corrida conta com diversas curiosidades. O espetacular Circuito de Sakhir, situado em Manama, é reconhecido como uma das pistas mais modernas da atualidade. Para conhecer mais sobre ela, preparamos um artigo repleto de curiosidades. Confira!
Para começar, conheça um pouco mais sobre o Circuito Internacional do Bahrein
A pista do GP do Bahrein, projetada pelo arquiteto alemão Hermann Tilke, apresentava uma preocupação em seu design. Por estar localizada no deserto, as rajadas de vento comuns na região poderiam trazer areia e acumulá-la no circuito. Para solucionar esse problema, foi aplicado um extenso trecho de adesivos ao redor da pista, além de áreas de escape, resolvendo a questão.
Com dez curvas, quatro retas e 5.412 metros de extensão, o traçado e o asfalto de Sakhir são conhecidos pelo desgaste de pneus, em especial os traseiros. A pista apresenta características distintas em seus setores: o primeiro e o terceiro privilegiam carros com boa velocidade em retas e desempenho ágil em curvas de baixa velocidade. Já o segundo setor, com suas curvas variadas, testa a aerodinâmica e a tração dos carros.
Uma das partes mais desafiadoras da pista é a curva 10, onde é comum vermos os pilotos travando os pneus. Isso ocorre devido à sua trajetória fechada e à inclinação para o lado de fora. A habilidade de contornar eficientemente a curva 10 é muito importante, pois uma das três zonas de DRS está localizada imediatamente depois dela. No sábado (2), os pilotos correrão por 57 voltas.
6 curiosidades sobre o GP do Bahrein
Agora que contamos alguns detalhes sobre a pista, que tal explorar os dados e os fatos curiosos sobre este circuito? Vamos a eles?
1. O primeiro circuito na região do Oriente Médio
Como citamos anteriormente, o GP do Bahrein estreou na Fórmula 1 em 2004, marcando a primeira corrida da categoria no Oriente Médio. O sucesso do evento levou à valorização da região pela FIA, resultando na inclusão de novos GPs, como o da Arábia Saudita em 2009, o do Catar e o de Abu Dhabi a partir de 2021.
2. A primeira etapa do ano
Por ser o primeiro Grande Prêmio do ano, o evento é acompanhado com grande interesse devido às estreias de pilotos, carros e patrocinadores. Em 2023, por exemplo, Sakhir foi marcado pela estreia do patrocínio da Gulf Oil International com a equipe Williams nas pistas.
3. Mudança no cronograma
Os fãs de Fórmula 1 já estão familiarizados com o cronograma-padrão das corridas. Geralmente, as quintas-feiras são reservadas para entrevistas de pilotos e ajustes nos carros, enquanto as sextas-feiras marcam o início dos treinos livres 1 e 2. No sábado, as pistas recebem o treino livre 3 e a sessão de qualificação, que determina as posições de largada para a corrida do domingo.
No entanto, no GP do Bahrein e no GP da Arábia Saudita, o cronograma seguirá um padrão diferente. Os treinos livres 1 e 2 têm início na quinta-feira, seguidos pelo treino livre 3 e a qualificação na sexta-feira, e a corrida no sábado. Essa alteração se deve ao início do Ramadã, o mês sagrado para os muçulmanos, que tem início no dia 10 de março.
4. Diferencial nos pódios
Nas celebrações no pódio, não se utiliza champanhe, mesmo que bebidas alcoólicas sejam permitidas no Bahrein, ao contrário do que acontece na Arábia Saudita e no Catar. Em vez disso, é comum o uso de uma bebida não alcoólica feita com água de rosas, conhecida como Waard.
5. O único brasileiro com vitória no GP do Bahrein
Para um brasileiro superar Felipe Massa, seria necessário vencer três vezes no Circuito de Sakhir, já que o piloto, durante seus anos de sucesso pela Ferrari, conquistou o lugar mais alto do pódio duas vezes, em 2007 e 2008.
6. Os maiores vencedores do Bahrein
Lewis Hamilton é o piloto mais vitorioso em Sakhir, com cinco vitórias, seguido por Sebastian Vettel, que conquistou o primeiro lugar quatro vezes. No que diz respeito aos construtores, a Ferrari lidera com sete vitórias no circuito, seguida de perto pela Mercedes, com seis.