Com a chegada do novo ano, os apaixonados por automobilismo ao redor do mundo dirigem sua atenção para as novidades na categoria mais popular do esporte, ansiosos pelo início dos testes de pré-temporada da Fórmula 1. O 75º Campeonato Mundial se anuncia como uma temporada monumental, apresentando um número recorde de corridas, e mal podemos esperar para acompanhar cada momento de perto.
Vamos explorar algumas das inovações e antecipar o que está por vir na Williams Racing, uma equipe multicampeã patrocinada pela Gulf desde o início do ano passado. Juntas, as duas marcas conquistaram o prestigioso prêmio de Parceria de Marcas do Ano em 2023, concedido pelo Autosport Awards, parceria essa que se estende para mais uma temporada que promete ser incrível.
Mudanças e um calendário cheio
Como já mencionado, o ano de 2024 está programado para ser a maior temporada da história da Fórmula 1, com 24 etapas distribuídas ao longo de nove meses. Esta temporada inclui alguns fins de semana consecutivos de disputas, bem como duas pausas no meio do campeonato. A tradicional pausa de verão permanece, assim como um intervalo de quase um mês entre as etapas 18 e 19, proporcionando a todas as equipes a oportunidade de recarregar as energias antes da grande final que, mais uma vez, ocorre em Abu Dhabi.
Inicialmente, o calendário de 2023 contemplava 23 corridas, mas o Grande Prêmio de Emilia Romagna foi cancelado, abrindo espaço para uma adição significativa nesta temporada: o Grande Prêmio da China. Este evento ocorrerá no Circuito Internacional de Xangai, marcando seu retorno desde 2019, quando foi palco da milésima corrida do Campeonato Mundial de F1.
Nesta temporada, teremos três corridas no sábado: o GP do Bahrein, o GP da Arábia Saudita e o GP de Las Vegas, este último em sua segunda edição.
À medida que a Fórmula 1 busca uma maior regionalização do calendário para enfrentar os desafios logísticos do esporte, várias etapas tiveram suas datas tradicionais modificadas.
Um exemplo de destaque é o Grande Prêmio do Japão, que passou de sua programação usual em setembro/outubro para a Etapa 4 em abril. Isso significa que a corrida em Suzuka coincidirá com a famosa temporada de flores de cerejeira, adicionando um espetáculo adicional a um local já icônico.
Outra mudança interessante é o Grande Prêmio do Azerbaijão. O Circuito da Cidade de Baku sediou corridas da F1 em abril, maio e junho ao longo dos anos, mas em 2024, será em setembro, como o primeiro Grande Prêmio após a fase europeia.
O Catar sediará agora a penúltima etapa da temporada, com a corrida ocorrendo no primeiro fim de semana de dezembro. Isso representa um deslocamento de quase dois meses em relação à edição de 2023, proporcionando condições relativamente mais frias e confortáveis, semelhantes às experimentadas durante a Copa do Mundo FIFA de 2022.
Fins de semana de Sprint
Na temporada passada, a equipe Williams conquistou pela primeira vez pontos em uma corrida de Sprint da Fórmula 1, graças à incrível performance de Alexander Albon, que avançou da 17ª para a 7ª posição no Catar. A categoria Sprint retorna em 2024 com seis locais já confirmados para sediar esse formato. Até o momento, esses locais incluem China, Miami, Áustria, Austin, Brasil e Catar.
Quanto ao próprio formato da Sprint, incluindo eventuais alterações nos fins de semana de corrida da F1, todas as decisões serão confirmadas pela comissão da F1 após a primeira reunião do ano.
Sem mudanças nos assentos
Pela primeira vez na história da Fórmula 1, não teremos novos rostos no grid no início da temporada. Todos os pilotos que participaram da última etapa de 2023 estarão presentes para a abertura da temporada no Bahrein.
No entanto, a ausência de mudanças nas pistas não implica em ausência de transformações fora delas. A Fórmula 1 é conhecida por sua dinâmica constante, e podemos antecipar novidades nos bastidores, como rebrandings de marcas, novos chefes de equipe e até mesmo reestruturações de times. O cenário off-track promete ser tão emocionante quanto as corridas em si.
A Williams na Fórmula 2, Fórmula 3 e F1 Academy
Após a ascensão de Logan Sargeant da Fórmula 2 para a Fórmula 1 antes da temporada de 2023, a Academia de Pilotos da Williams ficou sem representação na principal série de apoio. No entanto, isso mudará nesta temporada.
Zak O'Sullivan, vice-campeão da F3 de 2023, e Franco Colapinto subiram na hierarquia, juntando-se à equipe com as cores da Williams e da Gulf na F2, competindo pela ART e MP Motorsport, respectivamente.
Eles não serão os únicos protagonistas nas séries de apoio. Luke Browning estará competindo em seu segundo ano na F3, enquanto Lia Block iniciará sua primeira campanha na F1 Academy. Isso significa que em alguns fins de semana de Grande Prêmio, teremos um piloto da Williams Racing participando de todas as sessões na pista, seja na F1, F2, F3 ou F1 Academy.