A data mais importante no calendário de Fórmula 1 para os brasileiros está se aproximando. O Grande Prêmio de São Paulo de 2023, também conhecido como 'GP São Paulo', acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de novembro, no autódromo de Interlagos, marcando a antepenúltima etapa do ano.
Neste artigo mais do que especial, exploraremos vários momentos e curiosidades que tornaram esse circuito um ícone do automobilismo, querido por tantos pilotos e especialistas em velocidade. Acompanhe todos os detalhes com a Gulf!
Para começar, conheça melhor o Autódromo José Carlos Pace
Na cidade de São Paulo, encontra-se o Autódromo José Carlos Pace, popularmente chamado de Autódromo de Interlagos por sua proximidade ao bairro paulistano. O circuito foi inaugurado em 1940 e sediou o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 de 1972 a 1977, 1979 a 1980 e de 1990 a 2019 e, desde 2021, sedia o Grande Prêmio de São Paulo.
Com 4,309 km, as 15 curvas possuem particularidades interessantes. A curva 1 e 2 do traçado original, conhecidas por separar os pilotos corajosos dos menos audaciosos, eram chamadas de "Pé embaixo", devido à alta velocidade necessária para contorná-las, e eram especialmente desafiadoras devido aos enormes eucaliptos nas áreas de escape que ameaçavam os carros que saíssem da pista.
A curva 3, uma curva de alta velocidade, ditava o ritmo da primeira parte do miolo de Interlagos. A famosa "Curva S" do Senna, também conhecida como Curva Chico Landi, foi uma contribuição de Ayrton Senna para o circuito, conectando a reta dos boxes à curva do sol, melhorando o traçado original.
A curva do Sol recebeu esse nome devido ao incômodo visual causado pelo sol ao entrar nela, embora essa situação tenha mudado com a alteração no sentido da corrida. A "Curva do Sargento" ganhou seu nome depois que um sargento da Força Pública, empolgado com uma corrida, entrou na pista com sua viatura e rodou nesta curva.
A "Curva do Laranjinha" deve o seu nome à dificuldade de contornar devido à falta de visão total, o que levava pilotos inexperientes, apelidados de "laranjas", a cometer erros.
A "Curva da Ferradura" recebeu seu nome devido ao formato que se assemelha a uma ferradura, enquanto a "Curva do Pinheirinho" ganhou seu nome devido a um pinheiro na área de escape frequentemente atingido por pilotos que perdiam o controle do carro.
A "Curva Bico de Pato" é uma curva fechada com a forma de um bico de pato. O "Mergulho" é uma curva que antecede a junção, apresentando visibilidade reduzida e queda para o lado de fora da pista.
A "Curva da Junção" liga a parte mista da pista à subida dos boxes. E, por fim, a "Curva Café" recebeu esse nome devido ao forte cheiro de café preparado por locutores e jornalistas que cobriam as corridas nas proximidades.
Foi nessa curva que ocorreram acidentes fatais envolvendo Rafael Sperafico em 2007 e Gustavo Sondermann em 2011.
7 curiosidades sobre o Grande Prêmio de São Paulo
Agora que você está mais familiarizado com a pista, que tal explorar os dados e os fatos curiosos sobre esse circuito? Vamos a eles?
1. A volta mais rápida de Interlagos
O detentor do recorde da volta mais rápida é o finlandês Valtteri Bottas, quando ainda pilotava pela equipe Mercedes. Em 2018, o piloto estabeleceu o tempo de 1:10.540 e, desde então, mantém o recorde do circuito.
2. Os maiores vencedores do circuito
Entre os principais vencedores do GP do Brasil, destaca-se o francês Alain Prost, com seis primeiros lugares. Na sequência, temos Michael Schumacher, com quatro e Carlos Reutemann e Sebastian Vettel com três vitórias cada.
3. O número de pódios para as equipes no Brasil
Quando analisamos os pódios no autódromo brasileiro, a McLaren se destaca como líder, tendo subido ao pódio 32 vezes nessa pista. A equipe Ferrari a segue de perto, com 31 presenças, enquanto a Williams possui 17 aparições.
4. Circuito em sentido anti-horário
Dentro do calendário atual, apenas três pistas seguem o sentido anti-horário: Emilia Romagna, na Itália; metade do traçado em Suzuka, no Japão; e Interlagos, no Brasil.
5. Pilotos que se sagraram campeões em Interlagos
A partir de 2004, o Brasil passou a sediar o Grande Prêmio no final do ano, próximo ao encerramento do Campeonato Mundial. Como resultado, cinco pilotos conquistaram o título já na corrida brasileira. Fernando Alonso foi declarado vencedor em 2005 e 2006 no circuito brasileiro. O feito se repetiu em 2007 com Kimi Räikkönen, em 2008 com Lewis Hamilton, em 2009 com Jenson Button e em 2012 com Sebastian Vettel.
6. Pilotos brasileiros que já venceram no circuito brasileiro
Interlagos viu cinco pilotos alcançarem o ponto mais alto do pódio: Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Felipe Massa e José Carlos Pace, homenageado com o nome do autódromo. Curiosamente, todos os automobilistas citados, exceto Emerson Fittipaldi, já correram pela tradicional equipe Williams de Fórmula 1, atualmente patrocinada pela Gulf.
7. Pilotos que mais fizeram pole positions no Brasil
Dentre os pilotos que registraram voltas mais rápidas e largaram da primeira posição no circuito de Interlagos, destacam-se Ayrton Senna, Mika Häkkinen, Rubens Barrichello, Felipe Massa e Lewis Hamilton, todos com um total de três poles cada.