Como muitos já sabem, a Williams lançou uma votação para os fãs escolherem a pintura do seu carro de Fórmula 1 para três etapas da temporada, após oficializar uma parceria de patrocínio com a Gulf no início de 2023. O design vencedor, chamado de 'Bolder Than Bold', recebeu 51,9% dos votos em uma disputa que contou com cerca de 180.000 votos.
Nas últimas três corridas, tivemos a oportunidade de acompanhar a equipe utilizando as belas e tradicionais cores da marca, que é extremamente respeitada no automobilismo mundial. E para te contar um pouco mais sobre o desempenho da Williams com as incríveis cores da Gulf, preparamos este artigo ilustrado para que você possa ver todos os detalhes. Confira!
Grande Prêmio de Singapura
Apesar de um desempenho promissor em uma pista que não favorece seu atual pacote, a equipe Williams não conseguiu pontuar no Grande Prêmio de Singapura devido a um incidente inesperado que envolveu Alexander Albon. O piloto, que estava tendo uma performance acima das expectativas da equipe britânica, viu suas chances de pontuar desaparecerem após um incidente com Sergio Perez, da Red Bull.
Na sua corrida em casa, Albon perdeu uma posição na largada, enquanto Sargeant ganhou algumas posições. Ambos estavam correndo em 15º e 16º lugares, focados na gestão dos pneus em uma pista com condições quentes.
Na volta 19, Logan Sargeant bateu no muro, o que causou danos à sua asa dianteira e exigiu a entrada do Safety Car. Alex aproveitou a oportunidade para fazer uma parada nos boxes, retornando em 16º lugar, com Logan em 18º.
Ao ganhar posições, Alex alcançou o 10º lugar e enfrentou desafios defensivos, chegando à zona de pontuação. Logan também avançou. Nas últimas voltas, uma colisão causada por Sergio Perez fez com que Albon caísse do 9º para o 13º lugar. Apesar de tentar recuperar posições, o piloto responsável por todos os pontos da equipe Williams cruzou a linha de chegada em 11º lugar, enquanto Logan terminou em 14º, após uma estratégia ousada da equipe que quase funcionou.
Veja fotos do incrível FW45S e sua estreia com as cores da Gulf em Singapura:
Grande Prêmio de Suzuka
O Grande Prêmio de Suzuka, no Japão, foi um dia para a Williams esquecer, com ambos os carros forçados a retornar à garagem. Alex Albon largou em 13º lugar, enquanto Logan Sargeant partiu do 20º lugar.
Logo após a largada, Albon sofreu uma forte colisão no lado direito do seu carro, o que o obrigou a parar no final da primeira volta. Enquanto isso, Sargeant partiu dos boxes com uma penalização de 10 segundos devido a reparos em seu carro nas condições de Parc Fermé.
Apesar dos desafios, o piloto norte-americano ganhou algumas posições após múltiplos acidentes na primeira volta. No entanto, quando o Safety Car foi acionado, ele aproveitou a oportunidade para cumprir sua penalização.
Quando a corrida voltou às condições de bandeira verde na volta 5, Logan Sargeant travou as rodas na curva 11 e tocou em Valtteri Bottas, danificando sua asa dianteira no processo. Sargeant teve que parar nos boxes para reparos e posteriormente recebeu uma penalização de cinco segundos pelo incidente com o piloto da Alfa Romeo.
Na volta 13, um Safety Car Virtual foi acionado, e Alex Albon fez uma parada nos boxes para economizar tempo, mas acabou ficando parado no paddock por mais tempo do que o esperado. Logan Sargeant parou na volta 22 para cumprir sua penalização, mas foi instruído a retornar aos boxes na volta seguinte e aposentar o carro. Na volta 27, Alex Albon recebeu a mesma instrução e ambos os pilotos foram forçados a se retirar da corrida devido aos danos progressivos causados por seus respectivos incidentes. A Williams seguiu então sem chances de pontuar.
Confira um compilado de fotos dos carros da Williams, também com as cores da Gulf, no GP de Suzuka:
Grande Prêmio do Catar
No caloroso fim de semana no Circuito de Losail, no Catar, a Williams conseguiu ao menos conquistar dois pontos graças ao excelente desempenho de Alexander Albon na Sprint Race de sábado.
Inicialmente, ambos os pilotos da equipe partiram em posições desvantajosas do grid, mas Alex teve uma ótima recuperação, realizando algumas ultrapassagens habilidosas. Após uma série de eventos na pista e manobras impressionantes, Albon cruzou a linha de chegada em oitavo lugar, mas subiu para o sétimo devido à penalização imposta a Charles Leclerc por exceder os limites da pista. Com isso, Albon garantiu dois pontos para a Williams após o abandono de Sargeant.
No domingo, a Williams não conseguiu manter dois dias consecutivos de pontuação no GP do Catar, em uma corrida que testou a resistência de todos os pilotos. Logan Sargeant abandonou na volta 41 devido a uma intensa desidratação, enquanto Alex Albon tentou lutar por pontos, mas não conseguiu ir além do 13º lugar.
No entanto, Albon teve um momento de destaque: pela primeira vez desde 2015, a Williams Racing liderou uma corrida devido a uma variedade de estratégias de pneus, já que uma decisão da FIA forçou todas as equipes a limitar suas paradas com pneus a 18 voltas, resultando em uma estratégia de pelo menos três paradas para todos os pilotos em um dia de corrida incomum.
Finalmente, os dois pontos conquistados na Sprint do Catar têm um valor ainda maior, já que a diferença para o oitavo lugar no Campeonato de Construtores da Fórmula 1 foi reduzida para sete pontos. Isso acontece enquanto a equipe se prepara para as cinco corridas finais de 2023.
Acompanhe algumas imagens dos carros da Williams com as cores da Gulf em seus últimos momentos antes do retorno às cores originais: