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Carros históricos da Gulf: Conheça a coleção da ROFGO

Com 37 modelos impressionantes, a Gulf e a ROFGO apresentam uma herança lendária no mundo das corridas.

Você já ouviu falar da Coleção ROFGO Gulf Heritage? Bem, por se tratar de uma coleção especial de carros históricos, muitos podem imaginar uma série de veículos que são exibidos ocasionalmente em salões de automóveis. No entanto, a realidade é bem diferente: esses carros não são considerados peças fixas de eventos, na verdade, eles estão sempre prontos para correr.

Desde 2008, organizada por uma parceria entre o entusiasta e piloto Roald Goethe e o saudoso revendedor de carros Adrian Hamilton, o objetivo da ROFGO é preservar e celebrar a rica herança das corridas automobilísticas, compartilhando-a com fãs do esporte em todo o mundo.

A Coleção ROFGO Gulf Heritage abrange uma impressionante variedade de carros que competem em diversas modalidades, desde corridas de resistência até a Fórmula 1, passando pelos carros da Indy e pela série Can-Am.
Neste artigo especial, contaremos um pouco mais sobre cada um dos carros Gulf dessa coleção, confira.


Conheça os carros da coleção ROFGO Gulf Heritage

Com um total de 37 modelos com pinturas ou logotipos da marca Gulf, a coleção que representa a herança da marca no mundo das corridas é um patrimônio incrível da ROFGO. Conheça ou relembre cada um deles.


Audi R8

O Audi R8 já conquistou seu lugar nas páginas da história como um dos melhores carros esportivos de todos os tempos, juntando-se com lendas como o Jaguar D-type, o Ford GT40 e o Porsche 956 nas corridas de resistência.

O sucesso do R8 foi imenso, com cinco vitórias consecutivas em Le Mans entre 2000 e 2005, além de conquistar o título americano de Le Mans por seis anos seguidos.


Porsche 917

O Porsche 917 é um carro de corrida inovador que desafiou as regulamentações da FIA. Criado em resposta à limitação de motores de 3 litros para protótipos esportivos, o 917, com um motor plano-12 de 4,5 litros, surpreendeu ao igualar os desempenhos dos Ford GT40 de 5 litros.

A parceria com a equipe Gulf-JWAE resultou em notáveis vitórias, incluindo triunfos em Le Mans. O chassi 026 foi especialmente bem-sucedido, conquistando vitórias em Imola e um segundo lugar em Le Mans.


Porsche 908/3

O Porsche 908/3 é um carro de corrida desenvolvido pela Porsche para competir em circuitos sinuosos, como o Nürburgring e a Targa Florio. Este modelo foi construído em resposta às regras esportivas de 1968, que permitiam carros Spyder e não estabeleciam um limite mínimo de peso.

O 908/3 provou ser um vencedor ao conquistar incríveis vitórias, incluindo o primeiro campeonato mundial da Porsche. Um exemplar, o chassi 012, teve um breve período de destaque nas cores da Gulf antes de continuar sua carreira sob a equipe Joest Racing, competindo por mais quatro temporadas com seu motor original de 3 litros.


Ford GT40

O Ford GT40 é um lendário carro de corrida que nasceu em 1962 quando Henry Ford decidiu que a Ford deveria participar diretamente nas corridas. O modelo venceu as 24 Horas de Le Mans em 1966 e 1967, tornando-se um dos carros mais lendários da história das corridas de automóveis.


Aston Martin DBR9 007

O Aston Martin DBR9 007 é um carro de corrida que trouxe a Aston Martin de volta ao cenário das corridas esportivas internacionais. Ele venceu a classe LMGT1 nas 24 Horas de Le Mans em 2007 e novamente em 2008.

Baseado no DB9 de estrada, o DBR9 foi projetado para alto desempenho aerodinâmico, usando extensivamente fibra de carbono para economia de peso. Sua estreia na corrida aconteceu nas 12 Horas de Sebring, onde também teve sucesso. 

Além das vitórias em Le Mans, o DBR9 007 teve uma série de conquistas ao longo de sua carreira nas corridas, tornando-se um marco na história da Aston Martin nas competições automobilísticas.


Aston Martin DBR9 009

O modelo Aston Martin DBR9 é um protótipo de corrida derivado estruturalmente do Aston Martin DB9. Ele foi construído pela Aston Martin Racing e lançado em 2005.

O nome DBR9 presta homenagem ao vencedor Aston Martin DBR1, nomeado pelo então proprietário David Brown, que não só ganhou a corrida, mas também o título da World Sports Car Championship.


Aston Martin V8 Vantage GT2

O Aston Martin V8 Vantage GT2 é um poderoso carro de corrida baseado no V8 Vantage da Aston Martin. Ele estreou em 2008 no Grande Prêmio de Long Beach e pode ser abastecido com combustível de corrida padrão ou bioetanol E85.

Ele foi usado por várias equipes em várias competições, incluindo a Le Mans Series e a Intercontinental Le Mans Cup. Duas unidades também competiram nas 24 Horas de Le Mans em 2011, mas ambas se retiraram devido a problemas mecânicos e acidentes.


Aston Martin R16 LMP1

O Aston Martin R16 LMP1, também conhecido como Aston Martin DBR1-2, foi o primeiro protótipo de corrida da Aston Martin em duas décadas. Baseado no projeto Lola B09/60 LMP1 de 2008, usou o motor de 6 litros da Aston Martin, com modificações nas restrições de ar.

Embora não tenha vencido em Le Mans, terminou em quarto lugar na sua categoria, sendo o primeiro carro a gasolina a terminar. Em 2011, foi comprado pela equipe Muscle Milk Aston Martin Racing e conquistou vitórias na American Le Mans Series.


Aston Martin Vantage GTE

A Aston Martin Racing introduziu o modelo Aston Martin Vantage GTE em 2012 na classe GTE-Pro do Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC). O carro, baseado no V8 Vantage, foi desenvolvido para competir na nova classe GTE. Uma única equipe de fábrica participou da temporada, com um segundo carro adicionado na classe GTE-Am a partir de Le Mans. O Vantage GTE enfrentou forte concorrência de marcas como Ferrari, Porsche e Corvette.

Os destaques incluem um terceiro lugar na classe GTE-Pro em Le Mans e uma vitória na classe GTE-Pro na etapa final da temporada em Xangai. Além disso, na temporada de 2013 do WEC, o carro conquistou a vitória geral na classe GTE-AM, demonstrando sua competitividade em várias categorias da série.


Aston Martin AMR-One

O Aston Martin AMR-One é um carro de corrida desenvolvido pela Prodrive para a temporada de 2011. Ele apresenta um chassi leve de cockpit aberto e um motor turbo de 2.0 litros. No entanto, enfrentou problemas iniciais e participou apenas de duas corridas, sem conquistar feitos notáveis.

Após essas experiências, a Aston Martin decidiu encerrar o desenvolvimento do AMR-One e se concentrar em outros programas de corrida, resultando em um legado de potencial não realizado.


Tyrrell 007

O Tyrrell 007 foi um carro de corrida usado pela equipe Tyrrell na Fórmula 1. Foi introduzido na temporada de 1974 para substituir os modelos anteriores da equipe. 

Embora a Tyrrell não estivesse mais competindo pelo título, o piloto Jody Scheckter conquistou três vitórias com o carro. Em 1974, a equipe terminou em terceiro no campeonato de construtores, e Scheckter ficou em terceiro no campeonato de pilotos. O Tyrrell 007 foi posteriormente substituído na temporada de 1976 pelo revolucionário P34 de seis rodas.


Lamborghini Gallardo GT3

O Lamborghini Gallardo GT3 é uma versão de competição baseada no modelo de estrada Gallardo. Foi produzido em colaboração com a Reiter Engineering e apresentava um motor V10 com mais de 600 cavalos de potência, bem como aprimoramentos aerodinâmicos e melhorias no chassi.

O carro foi usado pela Gulf Racing nas séries de carros esportivos Blancpain em 2010 e 2011, e após atualizações, continuou a competir em corridas de longa duração, como as corridas de 12 horas de Abu Dhabi e 24 horas de Dubai.


McLaren M8B

O McLaren M8B foi um carro de corrida desenvolvido para a temporada Can-Am de 1969. Ele apresentou melhorias em relação ao modelo anterior, M8A, incluindo uma asa traseira montada em suportes elevados, o que permitiu o uso de molas mais macias.

O carro se destacou na temporada de 1968 da Can-Am, com Denny Hulme conquistando o campeonato e Bruce McLaren terminando em segundo lugar. O M8B competiu na série Can-Am em 1969, demonstrando seu desempenho aprimorado.


McLaren M8D

O McLaren M8D competiu na Can-Am em 1970 após o trágico acidente de Bruce McLaren no início da temporada. O carro apresentava um motor poderoso de 7,6 litros com 670 cv e uma enorme asa traseira, ganhando o apelido de 'Batmobile'.

Foi um ano dominante para o M8D, vencendo nove das 10 corridas da temporada. Denny Hulme conquistou o campeonato pilotando este carro, que deixou sua marca na história da Can-Am.


McLaren M20

O McLaren M20 foi introduzido em 1972 como resposta à forte concorrência na Can-Am. Equipado com motores V8 Chevrolet de 8,1 litros e produzindo 750 cv, o M20 teve um desempenho competitivo.

Denny Hulme conquistou uma vitória com o M20 no Circuito de Watkins Glen. No entanto, a McLaren não conseguiu defender seu título na Can-Am em 1972 devido à forte concorrência da Porsche. Este foi o último carro da McLaren a competir na Can-Am antes da equipe se retirar da série.


McLaren F1 M14

O McLaren F1 M14 foi introduzido em 1970 como uma resposta às dificuldades da equipe na temporada anterior. Apesar das esperanças iniciais, a temporada de 1970 não foi bem-sucedida, com a equipe enfrentando tragédias, incluindo queimaduras nas mãos de Denny Hulme durante a qualificação em Indianápolis e a morte de Bruce McLaren em um acidente de teste.

O carro não conseguiu conquistar vitórias naquela temporada, encerrando uma sequência de três anos de vitórias consecutivas para a McLaren. O chassi 2 do M14A foi danificado durante a temporada e acabou sendo usado em corridas de Fórmula 5000 antes de passar por diversos proprietários e restaurações.


McLaren M16

O McLaren M16 foi um carro de corrida da Fórmula Indy desenvolvido pela McLaren. Embora não tenha vencido a Indy 500 em sua estreia, o M16A provou ser competitivo.

O posterior M16B, com um nariz mais curto e a asa traseira movida para trás, conquistou a primeira vitória da McLaren na Indy 500 em 1972, com Mark Donohue. O chassi M16B-2, com pintura Gulf, também competiu, mas teve problemas mecânicos. No entanto, ele permanece como um ícone das corridas da Indy e faz parte da Coleção ROFGO.


McLaren M23

O McLaren M23 foi um carro de Fórmula 1 usado pela equipe McLaren em 1973. Foi projetado combinando elementos do carro vencedor das 500 Milhas de Indianápolis de 1972 (M16B) com a suspensão do carro de Fórmula 1 M19.

Durante a temporada de 1973, o M23 conquistou várias pole positions e vitórias, com Denny Hulme e Peter Revson como pilotos. A equipe McLaren terminou em terceiro no campeonato de construtores daquele ano. O carro continuou em uso em 1974 e 1975, obtendo alguns bons resultados. Um dos chassis M23, o M23-4, foi restaurado e faz parte da Coleção ROFGO, competindo no Grande Prêmio Histórico de Mônaco em 2018, onde conquistou o segundo lugar.


McLaren F1 GTR Short Tail

O McLaren F1 GTR Short Tail foi uma versão de corrida do icônico carro de estrada McLaren F1. Poucas modificações foram necessárias para torná-lo um competidor de sucesso. Em sua estreia na corrida das 24 Horas de Le Mans de 1995, os GTRs conquistaram o 1º, 3º, 4º e 5º lugares e registraram a maior velocidade máxima do ano, atingindo 281 km/h.

Em 1996, a versão Short Tail foi a mais rápida em linha reta, atingindo incríveis 330 km/h durante a corrida das 24 Horas de Le Mans. O chassi 15R foi usado pela equipe GTC Motorsport na série BPR Global GT de 1996, terminando em 5º lugar geral na corrida de Le Mans.


McLaren GTR F1 Longtail

O McLaren F1 GTR Longtail foi desenvolvido para competições de resistência na categoria GT. A equipe Gulf McLaren, com o carro #2 pilotado por Bscher e Nielsen, teve um desempenho notável em 1996, conquistando o título de campeão.

Em 1997, uma versão revisada, conhecida como GTR Longtail, foi introduzida para enfrentar a forte concorrência da Mercedes e Porsche. Embora tenha conquistado uma vitória na última corrida da temporada em Vallelunga, enfrentou desafios significativos e não repetiu o sucesso anterior devido à forte concorrência dessas outras equipes.


McLaren MP4-12C

O McLaren MP4-12C, lançado em 2011, é um supercarro com um motor V8 biturbo de 3,9 litros que produz 617 cavalos de potência. Ele se destacou por sua construção em torno de uma única peça de fibra de carbono chamada MonoCell. 

Uma versão de competição, o GT3, entrou nas corridas em 2011 e alcançou vitórias notáveis, incluindo duas vitórias no Campeonato Mundial de GT1 da FIA no Circuito de Navarra.

Além disso, os carros GT3 personalizados foram usados pela Gulf Racing em várias corridas da série Blancpain, obtendo colocações respeitáveis em várias pistas, incluindo Silverstone, Paul Ricard e Nürburgring. Um desses carros, o chassi 007, estabeleceu um recorde de número de voltas e distância percorrida por um McLaren em corridas de resistência.


Ford Mirage M1

O Ford Mirage M1 é um carro de corrida dos anos 1970. Originado a partir do Ford GT40, o Mirage M1 competiu nas 24 Horas de Le Mans, conquistando três pódios em cinco corridas, com um ótimo terceiro lugar em 1975.

O Mirage desempenhou um papel importante na história de Le Mans, sendo um dos dois construtores especializados a vencer nessa lendária corrida dominada por montadoras de automóveis por décadas.


Mirage M2

O Mirage M2 é um carro de corrida construído pela JW Automotive na década de 1960. Ele fazia parte da classe de protótipos Grupo 6 e foi equipado com um motor V12 da BRM.

Embora não tenha alcançado grande sucesso nas corridas da época, o M2 desempenhou um papel na transição da equipe para os protótipos de corrida, marcando uma mudança em direção a carros mais leves e potentes. Foi um dos três carros Mirage M2 construídos na época, e sua carreira competitiva foi limitada.


Mirage M5

O Mirage M5 é um modelo que foi desenvolvido devido a questões fiscais no Reino Unido nos anos 1960/1970. Ele foi projetado como um monoposto para a categoria de corridas de Fórmula Ford.

Embora tenha ajudado a empresa a economizar dinheiro em impostos, o M5 não teve grande destaque no automobilismo e não conquistou feitos notáveis ou vitórias significativas. Foi uma criação mais voltada para atender às obrigações fiscais do que para competir em alto nível no automobilismo.


Mirage M6 Coupe

O Mirage M6 Coupe foi construído em 1973 com um motor V12 da Weslake apoiado pela Ford. Embora tenha sido testado em Daytona e Le Mans, ele nunca competiu em corridas oficiais e não obteve vitórias significativas. O carro sobreviveu ao longo dos anos e, em 2017, foi adquirido pela Coleção ROFGO e repatriado para o Reino Unido.


Gulf-Mirage GR7

O Gulf-Mirage GR7 foi inicialmente construído em 1973 como parte da série M6 e depois atualizado para a especificação GR7 em 1974. Em sua forma original como M6, participou das 24 Horas de Le Mans e também competiu em Watkins Glen, conquistando um quinto lugar.

Após a atualização para GR7, obteve um segundo lugar em Spa, seguido por um quarto lugar em Le Mans devido a vários problemas técnicos. Mais tarde, foi vendido à equipe de Georg Loos, que o competiu na temporada de 1976. O carro foi restaurado para suas cores da Gulf e também foi adquirido pela ROFGO.


Gulf Mirage GR8

O Gulf Mirage GR8 foi desenvolvido pela Gulf Racing Research Company para vencer as 24 Horas de Le Mans. Em sua estreia, o GR8 conquistou uma vitória histórica em Le Mans em 1975, com Derek Bell e Jacky Ickx ao volante. Isso marcou o fim da notável parceria da equipe com a Gulf Oil e foi um ponto alto em sua história nas corridas de resistência.

O GR8 também obteve um segundo lugar em Le Mans em 1976 e continua sendo um dos carros de corrida mais icônicos da história do automobilismo.


Porsche Kremer K8

O Porsche Kremer K8 foi desenvolvido como uma evolução dos Porsche 962 CK6 pela equipe Kremer Racing. Embora não tenha alcançado grandes feitos em competições de alto nível, o K8 participou de algumas corridas importantes, incluindo as 24 Horas de Le Mans em 1994, onde terminou em sexto lugar, e nas 24 Horas de Daytona e 12 Horas de Sebring em 1995. Sua carreira nas corridas terminou em 1998, após algumas tentativas malsucedidas de competir em Le Mans e em outras corridas.


Brabham BT25 Indycar

O Brabham BT25 IndyCar foi um carro de corrida desenvolvido pela equipe Brabham para competir na corrida das 500 Milhas de Indianápolis em 1968 e 1969. Em 1969, Peter Revson conseguiu um quinto lugar na corrida, partindo do último lugar no grid. 

O carro também teve sucesso em corridas da United States Automobile Club "Indycar" em outros eventos, incluindo uma vitória e um terceiro lugar. O chassi BT25/2 sobrevive até hoje como um importante marco histórico na cena do automobilismo.


Howmet TX

O Howmet TX foi um carro de corrida pioneiro com motor a turbina de gás que competiu nas pistas de corrida. Foi o primeiro e único carro desse tipo a vencer uma corrida convencional.

Dois exemplares foram construídos, conhecidos como TX (Turbine eXperimental). Equipado com motores de turbina de 350 cv, concebidos por Ray Happenstall e financiados pela Howmet Corporation. Em 1968, o TX estreou na corrida de 24 Horas de Daytona, alcançando o terceiro lugar antes de um acidente.

A equipe superou problemas de confiabilidade e conquistou vitórias, incluindo um primeiro lugar de um carro com motor a turbina na corrida de Huntsville e um terceiro lugar em Watkin's Glen.

No entanto, o carro teve dificuldades nas 24 Horas de Le Mans e, após a retirada do apoio da Howmet em 1968, foi usado para estabelecer recordes de velocidade com sucesso antes de ser restaurado. O TX é um marco na história das corridas de carros a turbina de gás.


Brabham BT26

O Brabham BT26 foi um carro de Fórmula 1 que competiu em 1969. Ele teve um bom desempenho, com destaque para a vitória de Jacky Ickx no Grande Prêmio da Alemanha em Nürburgring.

Além disso, a equipe Brabham conquistou vitórias e pódios em outras corridas durante a temporada de 1969. O carro também foi usado em corridas fora da Fórmula 1, incluindo na categoria Tasman Formula. Após a temporada de 1969, o BT26 foi aposentado e posteriormente exibido no Donington Museum.


Porsche 911.2.7RS

O Porsche 911 2.7 RS foi encomendado na especificação "Lightweight", com uma redução de peso de 75 kg em relação ao modelo de estrada padrão. Foi usado com sucesso em competições de rali em 1976 e 1977 por Robert Bianco Mengotti.

Em 1979, tornou-se o primeiro 911 a usar as cores da Gulf em competições de rali na Itália. Embora tenha sido excluído das regras de homologação de 1980 devido à sua idade, o carro #1014 continuou a competir com uma atualização de aparência usando para-choques da série G antes de ser restaurado para a especificação original.


Mercedes-Benz Transporter

O Mercedes-Benz 0317 foi o transportador da equipe Gulf-JW Automotive em 1971, usado para levar os Porsche 917 da equipe para Le Mans naquele ano, incluindo o chassi '026' da coleção ROFGO.

Após sua vida como transportador, ele passou por várias transformações de cores e foi usado até a era do Porsche 962. Atualmente, foi restaurado para sua pintura Gulf original.


Ralt RT3

O Ralt RT3 é um carro de corrida de fórmula aberta da categoria Fórmula 3, desenvolvido e fabricado pela Ralt em 1979. Embora tenha tido um desempenho inicial fraco, passou por reformas e alcançou sucesso entre 1980 e 1984, incluindo vitórias no Campeonato Britânico de Fórmula 3 com Ayrton Senna e no Campeonato Europeu com Pierluigi Martini.


Mercedes-AMG GT3

O Mercedes-AMG GT3 é um carro fabricado pela montadora alemã e se tornou um sinônimo de competitividade. Com extrema confiabilidade, desempenho impressionante, excelente dirigibilidade e segurança de referência, o modelo recebeu uma edição especial com a pintura da Gulf e faz parte da coleção ROFGO.


BMW S1000RR Superstock

O modelo de moto da BMW possui apenas 50 unidades produzidas, disponíveis apenas na Itália. Os sortudos que têm a chance de possuir uma máquina como essa, contam com um desempenho super-potente, com escapamentos esportivos e painéis de fibra de carbono. Mas, a pintura especial da Gulf, pertence apenas à ROFGO.


Lola T70 Coupe Mk3b

O Lola T70 Coupe Mk3B, baseado no potente concorrente da Lola na Can-Am, venceu as 24 Horas de Daytona de 1969 pela Penske Racing, sendo este o seu feito mais notável. No entanto, o modelo não teve muito sucesso em outras corridas devido à forte concorrência do Porsche 917 e do Ferrari 512M.

O T70 Coupe Mk3B apresentou um design aerodinâmico eficiente e era capaz de atingir uma velocidade máxima de 200 mph na reta de Mulsanne em Le Mans, mas enfrentou desafios de confiabilidade.


A parceria entre a Gulf e a ROFGO é uma homenagem à rica herança das corridas de automóveis e à paixão que a envolve. A tradição da pintura Gulf continua a se destacar nas pistas, graças a essas impressionantes máquinas.

A Coleção ROFGO Gulf Heritage é uma prova viva de que o legado da Gulf nas corridas não é apenas um capítulo do passado, mas sim uma história que continua a ser escrita nas curvas das pistas de corrida em todo o mundo. A cada acelerada, esses carros eternizam o sucesso sob as cores da Gulf, mantendo a paixão pela velocidade e a emoção sempre vivas.

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