Home » Automobilismo  »  Conheça a incrível história da Gulf no automobilismo

Conheça a incrível história da Gulf no automobilismo

Relembre conosco toda a tradição da marca e sua forte presença no mundo das corridas.

Em 9 de setembro é comemorado o Dia da Velocidade, e para celebrá-lo, reunimos uma linha do tempo que inclui todos os principais marcos da Gulf em sua presença no automobilismo mundial.

Com uma história que se iniciou ainda na década de 1930, a gigante do petróleo viveu momentos monumentais que estarão sempre guardados nos corações dos fãs do esporte.

Entenda como as cores azul-celeste e laranja transformaram as competições a motor e se tornaram eternamente icônicas para os amantes de carros velozes neste artigo mais do que especial.


● 1936 - 1937: O início da rica história da Gulf no automobilismo e o apoio a Mormon Meteor

A Gulf deu seu primeiro passo no automobilismo ao apoiar o Mormon Meteor, um avançado carro de corrida criado em Dusenberg, equipado com um motor aero Curtis V12 de 700 cv.

O Meteor patrocinado pela Gulf quebrou um impressionante número de recordes nas planícies salinas de Bonneville, em Utah, conquistando tanto o recorde de 24 horas a uma velocidade de 247,5 km/h quanto o recorde de 48 horas a uma média de 239,1 km/h. Em 1937, o aprimorado Mormon Meteor II alcançou uma nova velocidade recorde de 253,1 km/h.


● 1938: a parceria que rendeu recordes entre Gulf-Miller

Embora os carros Gulf-Miller não tenham tido sorte em Indianápolis, o piloto George Barringer seguiu em frente e bateu nada menos do que 14 recordes de velocidade da International Class D (2 a 3 litros) também nas famosas salinas de Bonneville. Isso inclui 254,9 km/h para 5 quilômetros, 241,7 km/h por uma hora e a distância completa de 500 Milhas de Indianápolis a 229,7 km/h. Essas foram conquistas impressionantes para a época.


● 1965-75: Gulf-JW Automotive e um compilado de anos vitoriosos

Durante o final dos anos 60 e início dos anos 70, a marca Gulf Oil alcançou destaque internacional por meio de um patrocínio financeiro e técnico altamente bem-sucedido em diversos programas de corrida de equipes de elite.

A notável exposição global teve início quando o vice-presidente da Gulf, Grady Davis, se associou a John Wyer, da JW Automotive Engineering, para coordenar a participação da Gulf no Campeonato Mundial de Endurance (WEC).

A equipe Gulf-JW Automotive se tornou uma força lendária no período de 1967 a 1975, competindo com os carros de corrida Ford GT40, Porsche 917 e Mirage. A Gulf conquistou vitórias nas renomadas 24 Horas de Le Mans em 1968, 1969 e 1975, além de receber honras no Campeonato Mundial de Carros Esportivos.

Foi nesse mesmo período que as icônicas cores azul-celeste e laranja da Gulf fizeram sua primeira aparição. A paleta de cores corporativas anteriormente utilizada pela marca era considerada muito discreta para os carros de corrida, levando à escolha do azul-claro e do laranja para refletir a vibrante identidade da gigante empresa. 

Para conferir a passagem dos anos de forma mais detalhada, acompanhe os próximos tópicos.


● 1967: Gulf-JW Automotive conquista suas primeiras vitórias

O Mirage-Ford M1, nas cores da Gulf e preparado pela JW Automotive, alcançou sua primeira vitória competitiva na corrida de 1000 km de Spa, na Bélgica, com Jackie Ickx e Richard Thompson como pilotos.

Ickx conquistou outra vitória no mesmo carro na corrida de carros esportivos de 1967 em Karlskoga, Suécia, enquanto Jo Bonnier e Paul Hawkins repetiram o feito para o Mirage-Ford M1 apenas uma semana depois em Skarpnack, Suécia.

O Mirage-Ford garantiu sua última vitória na temporada de carros esportivos de 1967 na corrida de nove horas de Kyalami, na África do Sul, com Jacky Ickx e Brian Redman compartilhando o pódio da vitória.


● 1968: Ford GT40 da Gulf-JW Automotive vence as 24 Horas de Le Mans

Antes da famosa corrida das 24 Horas de Le Mans de 1968 e da vitória, a equipe Gulf-JW Automotive já havia conquistado impressionantes sete vitórias no Campeonato de Carros Esportivos daquele ano.

A primeira delas foi a corrida de Seis Horas de Brands Hatch em abril, passando pela corrida de Seis Horas de Watkins Glen, nos Estados Unidos, onde a equipe conquistou sua primeira dobradinha.

Realizada mais tarde no ano do que o seu tradicional período em meados de junho, em 29 de setembro de 1968, o carro Gulf número 9, o Ford GT40 da Gulf-JW Automotive, ostentando sua distintiva pintura Gulf, conquistou a primeira vitória da Gulf em Le Mans.


● 1969: Conquista consecutiva em Le Mans para o Gulf-JW Automotive Ford GT40

A temporada de carros esportivos de 1969 trouxe mais vitórias para a Gulf-JW Automotive, com a equipe conquistando sua segunda vitória histórica na corrida das 24 Horas de Le Mans, realizada em junho.

A vitória em Le Mans veio para a equipe Gulf com a dupla vencedora Jackie Oliver e Jackie Ickx, a uma velocidade média de 208,250 km/h, percorrendo 4.998 quilômetros.

O pódio dos vencedores contou com outro carro da equipe Gulf-JW Automotive, o Ford GT40 número 7, que ficou em terceiro lugar e foi conduzido por David Hobbs e Mike Hailwood, com um Porsche 908 em segundo lugar.


● 1970: Gulf-JW Automotive e o Porsche 917

Com o vitorioso Ford GT40 ficando um pouco desatualizado em termos de competição, a equipe Gulf-JW Automotive fez uma mudança significativa para a temporada de 1970.

O incrível Porsche 917, ostentando as cores laranja e azul da Gulf, rapidamente quebrou recordes de voltas mais rápidas e acumulou várias vitórias em corridas.

Na corrida de abertura da temporada de 1970, nas 24 Horas de Daytona, a equipe Gulf proporcionou ao Porsche 917K sua primeira vitória em corridas, com o trio de Rodriguez, Kinnunen e Redman conquistando a glória.

O Gulf 917 continuou a dominar, com mais sete vitórias ao longo da temporada, com John Wyer fazendo ajustes na traseira do 917 para melhorar sua aerodinâmica. Além disso, a equipe oficial da Gulf garantiu uma vitória notável com o Porsche 908/3 na célebre Targa Florio, pilotado por Siffert e Redman.


● 1971: Porsche 917 da Gulf-JW Automotive e o filme Le Mans de Steve McQueen

A temporada de 1971 marcou a continuação da impressionante série vitoriosa da equipe Gulf-JW Automotive, com o Porsche 917K dando sua primeira vitória à mais recente adição à equipe, o inglês Derek Bell, na corrida de 1000 km de Buenos Aires. 

Derek Bell seguiria em frente para uma longa e bem-sucedida carreira no automobilismo com a Gulf e, durante a temporada, a equipe conquistou mais seis vitórias em corridas.

Além disso, em 1971, a Gulf ganhou reconhecimento global com o lançamento nos cinemas do famoso longa 'Le Mans', estrelado por Steve McQueen. Isso elevou o status do icônico Porsche 917 da Gulf em todo o mundo.

O filme foi gravado após a corrida das 24 Horas de Le Mans de 1970, e ao longo do filme, McQueen (interpretando o piloto de corridas Michael Delaney) usou seus macacões de corrida com o logotipo da Gulf.

A história de Delaney no filme inclui um acidente com seu Porsche número 20, mas ele é chamado de última hora para enfrentar o Ferrari 512 de seu rival em outro carro da equipe Gulf 917K, com o número 21.


● 1972 - 1975: Gulf-JW Automotive cria a Gulf Research Racing Company

Com importantes mudanças técnicas nas regulamentações de corridas de carros esportivos para 1972, a Gulf-JW Automotive deixou de utilizar o recém-proibido Porsche 917 e introduziu o novo Gulf Mirage GR6 com motor Ford Cosworth de 3 litros. Ao mesmo tempo, também fundou a nova Gulf Research Racing Company, sediada no Reino Unido.

Derek Bell foi contratado para compartilhar o Mirage GR6 com o piloto holandês Gijs van Lennep. Houve melhorias a cada ano com o GR7, culminando no GR8, quando a equipe Gulf disputou apenas duas corridas na temporada de carros esportivos de 1975, conquistando o segundo lugar nos 1000 km de Nürburgring.

Isso foi seguido pela terceira vitória da Gulf nas 24 Horas de Le Mans, com a equipe vencedora composta por Derek Bell e Jacky Ickx conquistando o prêmio máximo no célebre circuito de Sarthe. A segunda equipe, GR8, alcançou um merecido terceiro lugar.

Após alcançar o "hat trick" de Le Mans e conquistar três honras no Campeonato Mundial de Carros Esportivos, a Gulf retirou-se das corridas de resistência, deixando um legado invejável.


● 1968 - 1974: A primeira parceria entre a Gulf e a McLaren

Em 1968, a Gulf ampliou suas atividades de patrocínio ao apoiar a McLaren nas corridas de Can-Am, Indycar e Fórmula 1. Essa parceria duraria até 1974.

Durante esse período agitado e muito bem-sucedido, a Gulf conquistou sete vitórias na Fórmula 1 com a McLaren, e também patrocinou os carros da equipe Brabham F1 em 1969.

A ligação da Gulf com a McLaren na Fórmula 1 continuou com sucesso até o final da temporada de 1973, mas a Equipe Gulf McLaren é ainda mais lembrada por sua espetacular dominância na série Can-Am entre 1968 e 1972. A equipe conquistou 35 vitórias e alcançou a combinação de primeiro e segundo lugares em nada menos do que 20 ocasiões.

As McLarens apoiadas pela Gulf realmente conseguiram suas primeiras vitórias e pódios em 1967. O feroz McLaren M6 cruzou a linha de chegada mais de seis vezes, pilotado pelos talentosos pilotos neozelandeses Bruce McLaren e Denny Hulme.


● 1994: O retorno da Gulf ao automobilismo internacional com o Kremer Porsche Spyder K8

Após a terceira vitória em Le Mans, a equipe Gulf-Mirage foi vendida no meio da década de 1970. Passaram-se quase 20 anos antes que a Gulf fizesse seu retorno à arena internacional das corridas de automóveis com o Kremer Porsche Spyder K8.

Em 1994, a marca patrocinou a tentativa de Derek Bell de igualar o recorde de seis vitórias nas 24 Horas de Le Mans de Jacky Ickx. Pilotando o Gulf Kremer Porsche Spyder K8, Bell terminou em um respeitável sexto lugar no famoso circuito de Sarthe.


● 1995 - 1997: A Gulf revive sua parceria com a McLaren com o F1 GTR

A Gulf seguiu seu retorno provisório ao automobilismo com o Kremer Porsche, entre 1995 e 1997. A ligação histórica foi renovada com a McLaren em uma versão de corrida de seu sensacional carro, o McLaren F1 GTR.

A parceria Gulf x McLaren quebrou brevemente a tradição e competiu nas cores corporativas oficiais da Gulf, azul-escuro e laranja, por duas das três temporadas, antes de voltar aos tons mais conhecidos apenas em 1997.

Durante esse período, a equipe conquistou nove vitórias, incluindo a estreia em corridas do Gulf-McLaren F1 GTR nas 4 Horas de Jerez em 1995. Eles também conquistaram o título do Campeonato Global de GT em 1996, com Ray Bellm e James Weaver.


● 2001: Mais um retorno da Gulf, desta vez, com o Audi R8

Após uma breve pausa e ainda revelando seu sucesso contínuo, a famosa pintura Gulf retornou às corridas de automobilismo internacional em 2001, quando patrocinou um Audi R8 pilotado por Stefan Johansson. Essa combinação vitoriosa tornou-os campeões da Classe de Pilotos e da Classe de Equipes na European Le Mans Series de 2001.


● 2006: Gulf e a Nissan 4x4 no Rally Dakar

Em 2006, a Gulf deu início a uma incursão em um território novo ao patrocinar o Nissan 4x4 apoiado pela fábrica de Paul Belmondo no desafiador Rally Dakar. O Nissan do francês competiu pelas honras de carros de produção durante a primeira metade do evento, até ser forçado a se retirar.


● 2008: Gulf e sua parceria com a Aston Martin Racing

A Gulf iniciou em 2008 uma próspera parceria com a Aston Martin Racing (AMR). Essa colaboração entre duas das marcas mais icônicas do automobilismo conquistou imediatamente a admiração do público. Ela foi ainda mais aclamada depois da vitória do Aston Martin DBR9s, com a pintura azul e laranja característica da Gulf, na categoria GT1 das 24 Horas de Le Mans de 2008.


● 2009 - 2010: Gulf e Aston Martin com o LMP1

Em 2009, foi revelado o protótipo de Le Mans LMP1 da AMR, o DBR 1-2. Isso levou a um ano de sucesso extraordinário, com duas vitórias nas corridas da Le Mans Series (LMS), uma sequência ininterrupta de pódios na LMS (incluindo uma varrida de 1º, 2º e 3º lugares em Nürburgring), além de três títulos na LMS para Equipes, Fabricantes e Pilotos.

A AMR e a Gulf também alcançaram mais sucesso no final da temporada na primeira edição da Asian Le Mans Series.

Em 2010, uma versão atualizada do Aston Martin DBR 1-2 de 2009 entrou na pista em Sebring para a famosa corrida de 12 horas. Um segundo lugar seguiu-se nas 8 Horas de Le Castellet no circuito Paul Ricard na França, com outro segundo lugar uma semana depois na corrida ALMS de Long Beach.


● 2011: Gulf AMR Middle East

Em 2011, Mike Wainwright e Roald Goethe, pilotos amadores com uma grande paixão pelo automobilismo e a herança que a equipe Gulf agora representa, formaram uma equipe sob o nome Gulf AMR Middle East. Eles competiram na Intercontinental Le Mans Cup, precursora do Campeonato Mundial de Endurance.

Mais uma vez, carregando a distintiva pintura Gulf e com o apoio da Gulf Oil International, a dupla disputou o campeonato com um Aston Martin Vantage GT2.


● 2012-16: Gulf AMR ingressa no Campeonato Mundial de Endurance (WEC)

A Gulf AMR retornou ao nível máximo do automobilismo e às suas raízes nas corridas de GT com uma temporada completa no Campeonato Mundial de Endurance (WEC). Em 2012, o Aston Martin Vantage GTE da Gulf conquistou um respeitável segundo lugar na categoria GTE Pro.

Na sua estreia, o Aston Martin assegurou uma excelente segunda colocação na abertura do WEC nas 12 Horas de Sebring. Uma rara retirada em Spa foi seguida por um terceiro lugar em Le Mans, e depois seis pódios consecutivos, culminando em uma vitória na última etapa da temporada na China.

Esse sucesso continuou nas temporadas de 2013 e 2016, nas quais a Gulf com a AMR manteve seu caminho vitorioso no WEC, tanto na categoria GTE Pro quanto na categoria GTE.


● 2017: A Gulf estabelece suas primeiras parcerias com equipes de moto velocidade

Em uma estreia para a Gulf e para os entusiastas do automobilismo em todo o mundo, a marca anunciou duas parcerias para 2017 no Campeonato Mundial de Superbike: Milwaukee Aprilia e Althea BMW.


● 2018: A Gulf e a ROFGO celebraram a vitória de 50 anos na corrida de Spa

A Gulf e sua parceira de carros históricos, ROFGO, comemoraram uma incrível vitória na principal corrida de carros GT do mundo, as 24 Horas de Spa. O Porsche 911 GT3R, comandado pela equipe de corrida GPX para a ROFGO, foi inscrito na corrida relativamente tarde, com o apoio da Porsche, que forneceu três pilotos de fábrica especialmente para o evento.


● 2020: A Gulf e a McLaren se tornam parceiras estratégicas

A Gulf tem uma história de sucesso profundamente enraizada no automobilismo com a McLaren. As duas marcas reviveram sua parceria em 2020, quando as equipes McLaren Racing e McLaren Automotive anunciaram seu acordo com a Gulf Oil como parceira estratégica oficial.

A pintura retrô marcou a homenagem da McLaren ao design atemporal da Gulf, ao mesmo tempo em que refletia uma conexão no automobilismo que teve início com o fundador da equipe, Bruce McLaren.


● 2021: A pintura histórica da Gulf retorna à Fórmula 1

A Gulf Oil International revelou uma pintura especial para celebrar a sua histórica parceria com um design exclusivo para o Grande Prêmio de Mônaco de 2021.

Essa pintura evocativa marcou o retorno ao esporte com uma das pinturas de automobilismo mais emblemáticas, reconhecíveis e admiradas de todos os tempos na Fórmula 1.

A equipe McLaren exibiu o esquema de cores azul da Gulf juntamente com uma faixa laranja, baseada no visual clássico da Gulf, durante todo o fim de semana da corrida do Grande Prêmio de Mônaco. 

O tema foi apresentado em ambos os carros de corrida MCL35M, nos macacões dos pilotos Lando Norris e Daniel Ricciardo, no kit da equipe de corrida e em todas as plataformas de mídia sociais da equipe.


● 2022: A Gulf e o lançamento de carros esportivos em edição limitada

No final de 2022, graças às suas parcerias com a icônica marca britânica de carros esportivos, a McLaren Automotive, e a empresa de restauração de carros elétricos clássicos, a Everrati, foi anunciado um pedaço da história do automobilismo por meio de um trio de carros muito especiais com a pintura Gulf.

Desde o espetacular McLaren Artura com a pintura Gulf até a impressionante edição limitada do McLaren Elva e o Porsche 911 (964) da Everrati, transformado em um veículo elétrico de emissão zero, todos eles disponíveis nas icônicas cores azul e laranja da Gulf.


● 2023: A incrível parceria entre a Gulf e a Williams Racing

Compartilhando décadas de conhecimento, história e experiência no automobilismo, a Gulf e a Williams se uniram em 2023 para uma promissora temporada na Fórmula 1. A equipe britânica, fundada em 1977, é uma das mais tradicionais e bem-sucedidas da história no esporte.

O objetivo da parceria é colocar os fãs no centro das atenções e aproximar cada vez mais os apaixonados pela categoria, como nunca antes visto. Além de apoiar a equipe, a Gulf deseja acompanhar de perto a Williams Driver Academy, oferecendo suporte na carreira para futuros pilotos.

Para os prêmios de Singapura, Japão e Catar, os admiradores puderam escolher, por meio de uma votação aberta e online, a pintura comemorativa do ano. Mal podemos esperar para acompanhar os carros de Alexander Albon e Logan Sargeant estampando o design especial 'Bolder than Bold', voando e alcançando números ainda mais favoráveis na temporada de 2023.

Veja também

Postos Gulf: confira todos os endereços para abastecer com combustível de qualidade
|
Conte com a tradição de uma das marcas mais importantes do segmento e abasteça com confiança.
Gulf Combustíveis patrocina o Summit Valor Econômico Brazil – USA
|
Evento contará com uma série de palestras e painéis com figuras influentes do cenário político e econômico
10 curiosidades sobre a Porsche Cup Brasil
|
Conheça um pouco mais sobre uma das categorias de automobilismo mais populares no país.
Demanda por diesel e vendas de etanol impulsionam mercado de combustíveis
|
Fique por dentro das novidades do mercado de combustíveis em um giro de notícias preparado pela Gulf Combustíveis.
Os 10 GPs de Fórmula 1 mais vencidos pela equipe Williams
|
Descubra quais foram as pistas que mais coroaram a equipe ao longo de suas 114 vitórias na categoria.
Os 10 circuitos que mais receberam corridas da Fórmula 1
|
Conheça as pistas com mais corridas na longa história da categoria mais popular do mundo.
Gulf Combustíveis cria produtos exclusivos por meio de reciclagem
|
Veja como a marca tomou a iniciativa e criou itens exclusivos após sua incrível participação no Carnaval de São Paulo.
5 jogos de corrida nos quais você pode pilotar um carro da Gulf
|
Confira a lista de games com modelos oficiais, bem como alguns em que os fãs decidiram homenagear a marca.
5 categorias mais importantes do automobilismo no Brasil
|
Separamos cinco modalidades que merecem muito a sua atenção.
Acompanhe o incrível avanço feminino no automobilismo mundial
|
Conheça ou relembre nomes de mulheres que mudaram para sempre o mundo da velocidade.