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Spa-Francorchamps: 7 curiosidades e marcas do famoso GP da Bélgica

Relembre momentos do circuito e se prepare para uma das etapas mais tradicionais da Fórmula 1.

O Grande Prêmio da Bélgica é uma das etapas mais emocionantes e desafiadoras do calendário da Fórmula 1. Realizado no lendário circuito Spa-Francorchamps, a pista sinuosa e imprevisível, juntamente com sua atmosfera única, sempre proporcionam corridas empolgantes e momentos marcantes para a categoria.

Neste artigo, exploraremos as curiosidades e marcas históricas que fizeram de Spa um dos circuitos favoritos dos fãs de automobilismo e pilotos ao redor do mundo.

Antes, uma breve volta por Spa-Francorchamps

Localizado a cerca de 50 km de Liège, na Bélgica, e em meio ao belo cenário verde, temos Spa-Francorchamps, um traçado que encanta pilotos com a combinação de suas longas retas, curvas rápidas e técnicas.

O circuito é o mais longo do atual calendário da Fórmula 1, com uma extensão de 7 km e um total de 19 curvas, incluindo a famosa Eau Rouge, uma das mais traiçoeiras, desafiadoras, perigosas e prazerosas do automobilismo.

Ela está localizada logo no início da volta. Após passar pelo hairpin La Source, os pilotos descem em velocidade máxima até a curva, formada por três contornos em diferentes níveis. Primeiro, vira-se para a esquerda sobre uma leve subida e depois para a direita. Nesse momento, passando sobre uma elevação repentina, o piloto precisa aliviar a pressão sobre o acelerador e diminuir um pouco a velocidade. A última curva é feita para a esquerda, de onde se atinge o início da longa reta chamada Kemmel Straight.

O grande problema da curva é a mudança brusca do relevo, primeiro vem uma descida e depois uma curva subindo, o que não permite que o piloto veja onde ela termina. Para piorar, a curva é extensa, o que faz com que quem tira o pé do acelerador no meio dela perca preciosos segundos.

Mas acredite, Spa-Francorchamps tem diversos outros fatos a serem explorados. Vamos a eles?

1. Volta mais rápida de Spa-Francorchamps

O recorde de volta mais rápida já realizada no circuito pertence a Kimi Räikkönen, feita em 2004, enquanto corria pela equipe McLaren. O piloto finlandês conseguiu a marca de 1:45.108.

No entanto, após mudanças no circuito interno e a implementação do novo pit lane e chicane Bus Stop, inseridos a partir de 2006, a marca atual mais veloz pertence ao também finlandês Valtteri Bottas, que em 2018 cravou 1:46.286 enquanto pilotava sua Mercedes.

2. Os maiores vencedores do circuito

O circuito favorito de muitos pilotos também possui um dos troféus mais cobiçados da categoria. Entre os principais vencedores de Spa-Francorchamps, temos Michael Schumacher, com seis primeiros lugares conquistados, o brasileiro e ídolo Ayrton Senna, com cinco, além de Jim Clark, Kimi Räikkönen e Lewis Hamilton, cada um com quatro vitórias.

3. As mudanças climáticas drásticas de Spa

Uma das características mais intrigantes do circuito belga é a natureza imprevisível do clima. Localizada em uma região montanhosa, a pista é frequentemente afetada por mudanças climáticas. Pilotos e equipes enfrentam o desafio de se adaptar rapidamente a chuvas repentinas ou condições ensolaradas após tempestades. Essa instabilidade adiciona ainda mais emoção e a necessidade de estratégias certeiras durante a corrida, tornando-a imprevisível e eletrizante.

4. Alguma das "vítimas" da veloz curva Eau Rouge

Como citamos acima, a curva mais famosa do circuito é também uma das mais perigosas da Fórmula 1. Aqui, listamos alguns acidentes preocupantes que marcaram a história do circuito:

  • Stefan Bellof, em 1985: Bellof tentava alcançar Jacky Ickx. Na descida, até a aproximação da Eau Rouge, os dois carros se tocaram e Bellof, de 27 anos, bateu de frente contra o muro e faleceu.
  • Jacques Villeneuve, em 1999: o forte acidente envolvendo o canadense aconteceu no treino livre do GP da Bélgica. Ele tentava melhorar seu tempo quando a suspensão dianteira direita de seu carro quebrou de repente. Villeneuve bateu a 300km/h contra o guard rail na freada para a Les Combes, mas não se machucou.
  • Ricardo Zonta, em 1999: o companheiro de Villeneuve na British American Racing praticamente imitou o acidente do canadense e conseguiu também bater forte contra os pneus de proteção após capotar seu carro. O piloto, assim como Villeneuve, nada sofreu.
  • Kevin Magnussen, em 2016: o dinamarquês perdeu o controle de sua Renault na desafiadora subida e bateu violentamente na barreira de proteção. O impacto foi tão forte que o protetor do cockpit foi arremessado. O piloto felizmente não sofreu ferimentos graves, apenas alguns cortes pelo corpo.
  • Anthoine Hubert, em 2019: o piloto francês da Fórmula 2 se envolveu em um grave acidente durante a corrida após perder o controle e ser atingido pelo carro de Juan Manuel Correa. Após a colisão, ele foi levado para o centro médico do circuito, mas morreu devido aos ferimentos.
  • Dilano Van'T Hoff, em 2023: o jovem piloto de 18 anos sofreu um acidente durante a etapa da competição da FRECA. Sob forte chuva, o holandês foi brutalmente atingido por outro veículo após colidir com o muro entre a saída da Eau Rouge e a entrada da Kemmel e, infelizmente, não resistiu.

5. As equipes que mais subiram ao pódio na pista belga

O cobiçado pódio já foi compartilhado por diversos pilotos e equipes, mas entre as três escuderias que mais subiram no principal espaço reservado de Spa, estão a Ferrari, com 49 idas, a McLaren, com 28, e a Williams, com 18.

6. As ultrapassagens mais icônicas do GP da Bélgica

  • Michael Schumacher vs. Mika Häkkinen em 2000

A ultrapassagem de Mika sobre Schumacher foi considerada por muitos como a maior de todos os tempos. O finlandês, que liderava a corrida, perdeu a posição para o alemão após escorregar no asfalto úmido. Nas voltas finais, Häkkinen passou a perseguir o rival. Em uma manobra técnica e de muita coragem, Häkkinen tentou ultrapassar por dentro após a Eau Rouge, mas foi jogado na grama. Na volta seguinte e com auxílio de um retardatário, o finlandês escolheu o lado interno da pista e realizou a ultrapassagem espetacular.

  • Lewis Hamilton vs. Kimi Räikkönen em 2008

Em uma das corridas mais emocionantes já vistas em Spa, Lewis Hamilton protagonizou um duelo incrível com Kimi Räikkönen nas voltas finais. O britânico cortou a chicane e ultrapassou o finlandês, mas devolveu a posição logo em seguida. Demonstrando seu instinto vencedor, Hamilton ultrapassou novamente a Ferrari na freada para o grampo. Nas voltas seguintes, Räikkönen pressionou Hamilton desesperadamente, conseguindo uma ultrapassagem momentânea, mas com a pista molhada, acabou perdendo o controle do carro, rodando e batendo no muro de proteção na penúltima volta.

7. Spa é o circuito favorito de muitos pilotos e nomes importantes da F1

Já ficou claro que Spa-Francorchamps é uma das principais pistas da história do automobilismo, certo? E entre os principais fãs do circuito, temos o chefe de equipe Ferrari, Frédéric Vasseur, o hepta campeão Michael Schumacher, o campeão Kimi Raikkonen, o bicampeão Max Verstappen, o piloto inglês George Russell, o novato da categoria e australiano Oscar Piastri, o alemão Nico Hulkenberg e os franceses Pierre Gasly e Esteban Ocon.


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