A Fórmula 1 existe há mais de 70 anos e é a mais prestigiada categoria de automobilismo do mundo. Com tantos anos de tradição, a modalidade acumula diversas e interessantes marcas históricas.
Para descobrir alguns fatos e estatísticas emblemáticas deste esporte a motor, acompanhe um compilado especial com momentos que marcaram os admiradores ao longo de sua trajetória desde 1950, incluindo períodos de participação da Gulf e sua paixão pela velocidade.
Confira 15 curiosidades imperdíveis:
1. Pilotos de "apenas" 15 países foram campeões no esporte
A Fórmula 1 possui um "restrito" ranking de nacionalidade de pilotos campeões desde a sua estreia em 1950. A categoria teve 15 bandeiras no topo do pódio até o momento. A liderança na corrida por títulos é disparada dos britânicos, que acumulam 20 títulos conquistados. Vamos a lista:
1. Reino Unido - 20 títulos
2. Alemanha - 12 títulos
3. Brasil - 8 títulos
4. Argentina - 5 títulos
5. Austrália - 4 títulos
Áustria - 4 títulos
Finlândia - 4 títulos
França - 4 títulos
6. Itália - 3 títulos
7. Espanha - 2 títulos
Estados Unidos - 2 títulos
Holanda - 2 títulos
8. África do Sul - 1 título
Canadá - 1 título
Nova Zelândia - 1 título
2. O acirradíssimo início de temporada de 2012
A temporada de 2012 foi uma grande surpresa para os fãs, uma vez que sete pilotos diferentes venceram as sete primeiras corridas do ano, deixando o campeonato muito acirrado:
Austrália: Jenson Button - McLaren
Malásia: Fernando Alonso - Ferrari
China: Nico Rosberg - Mercedes
Bahrein: Sebastian Vettel - Red Bull
Espanha: Pastor Maldonado - Williams
Mônaco: Mark Webber - Red Bull
Canadá: Lewis Hamilton - McLaren
O campeão de 2012 foi Sebastian Vettel, com 281 pontos, contra 278 do bicampeão espanhol Fernando Alonso.
3. O maior recorde de abandonos em um circuito de F1
O maior número de DNFs da história da Fórmula 1 aconteceu em 1996, nas ruas de Monte Carlo, em Mônaco. Apenas três pilotos viram da pista a bandeira quadriculada sinalizando o fim da corrida: Olivier Panis, da Ligier, David Coulthard, da McLaren, e Johnny Herbert, da Sauber.
A corrida aconteceu debaixo de chuva e foi absolutamente caótica, com abandonos de nomes como Michael Schumacher, Jacques Villeneuve, Mika Hakkinen, Rubens Barrichello e Giancarlo Fisichella. No total, foram 19 abandonos.
4. Parcerias icônicas e históricas na categoria
Os fãs já estão familiarizados com grandes patrocínios na Fórmula 1, mas nem sempre foi assim. Antigamente, as próprias equipes eram responsáveis pelas pinturas dos carros, que deveriam seguir um padrão de tonalidades equivalentes às bandeiras de seus países. A Ferrari é um exemplo disso, utilizando o vermelho presente na bandeira italiana.
Isso mudou ao longo dos anos 60. Além dos logotipos patrocinados, as grandes empresas passaram a se envolver mais com o design dos veículos. Inspirada no icônico Ford GT40, vencedor da Le Mans em 1968 e utilizando as cores azul celeste, laranja e branco como o logotipo da Gulf, a Scuderia Gulf Rondini marcaria a temporada de 77 utilizando da mesma pintura, que se tornou uma das mais memoráveis de todos os tempos no esporte a motor.
5. A primeira mulher na Fórmula 1
Maria Teresa de Filippis foi a primeira mulher a disputar o esporte, em 1958. A italiana participou de cinco Grandes Prêmios, estreando em Mônaco e encerrando sua participação na Bélgica. Ela competiu por grandes marcas, como Maserati e Porsche, e serviu de inspiração para diversas mulheres nas décadas seguintes. Maria Teresa faleceu em 2016, aos 89 anos de idade.
6. Os pilotos com mais corridas pela mesma equipe
A Fórmula 1 é conhecida pela grande rotatividade de pilotos e equipes em acordos milionários, mas alguns deles alcançaram números impressionantes de GPs para uma mesma escuderia:
Lewis Hamilton: 210 corridas pela Mercedes
Michael Schumacher: 180 corridas pela Ferrari
Kimi Raikkonen: 151 corrida pela Ferrari
David Coulthard: 150 corridas pela McLaren
Felipe Massa: 139 corridas pela Ferrari
7. A punição mais rápida para um piloto
Em sua primeira corrida como profissional pela BMW em 2007, Sebastian Vettel recebeu uma punição seis segundos após deixar os boxes. Ele excedeu o limite de velocidade do Pit Lane em Indianápolis, tradicional circuito americano. Três anos depois, o piloto alemão mais jovem a se tornar campeão na história do esporte, conquistou o seu primeiro título mundial, seguido por outros três nos anos de 2011, 2012 e 2013.
8. As cores da Gulf estampam novamente a McLaren
Após fecharem uma incrível parceria em 2021, a Gulf tornou-se a fornecedora preferida de lubrificantes e abastecimento da tradicional equipe McLaren. O patrocínio foi marcado, principalmente, pela pintura especial para o Grande Prêmio de Mônaco daquele ano.
Os dois carros MCL35 utilizaram as cores azul-celeste, laranja e branco tradicionais da Gulf pelas ruas de Monte Carlo durante todo o final de semana. No domingo, Lando Norris subiu ao pódio, após conquistar um terceiro lugar ostentando seu macacão com algumas das cores e símbolos mais respeitados e marcantes do automobilismo mundial.
9. O piloto mais punido da história da Fórmula 1
O ano de 2012 foi marcado por acontecimentos curiosos. O piloto venezuelano Pastor Maldonado vivia sua segunda temporada na maior categoria de automobilismo do mundo e, além de conseguir levar à Williams ao primeiro lugar no pódio após oito anos sem vitórias, ele também se envolveu em várias confusões.
Com um estilo de pilotagem bastante agressivo, Maldonado recebeu dez punições no ano, incluindo causar colisões e acidentes nos circuitos.
10. O único vencedor póstumo da categoria
Jochen Rindt foi um piloto alemão radicado na Áustria que, entre os anos 60 e 70, encantou a categoria com seu estilo arrojado. Infelizmente, ele sofreu um acidente que tirou sua vida aos 28 anos, na curva parabólica do circuito de Monza, em setembro de 1970. Restando apenas três corridas para o fim do campeonato, Jochen acabou se tornando campeão da temporada com a diferença de cinco pontos para o segundo colocado, Jacky Ickx.
11. Mesmo tempo de pole position para três pilotos
Quem acompanha a Fórmula 1 sabe que é praticamente impossível que até mesmo dois pilotos marquem o mesmo tempo em uma volta rápida de qualificação. O mais surpreendente é que isso aconteceu em 1997 com não dois, mas três pilotos diferentes. Jacques Villeneuve, Michael Schumacher e Heinz-Harald Frentzen marcaram exatos 1:21.072 no GP da Europa, em Jerez de la Frontera.
Próximo ao fim da classificação de pilotos para definir a pole position, Villeneuve tinha a primeira colocação provisória com sua Williams, e o cronômetro marcava 1:21.072. Frentzen, também com sua Williams, veio em uma volta voadora e cravou 1min21s072. Instantes depois, foi a vez de Schumacher marcar o mesmíssimo resultado.
Sem conseguirem melhorar o tempo feito pelos três pilotos, a Fórmula 1 acompanhou um recorde inédito e único, com o empate triplo em uma qualificação. Como Villeneuve conseguiu a marca primeiro, ele acabou largando na frente, seguido de Schumacher e Frentzen.
12. As maiores campeãs da categoria até o momento
Além dos pilotos, a disputa do mundial de construtores da Fórmula 1 é bastante acirrada, confira os números:
- Ferrari: 16 campeonatos (1961, 1964, 1975, 1976, 1977, 1979, 1982, 1983, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2007 e 2008).
- Williams: 9 campeonatos (1980, 1981, 1986, 1987, 1992, 1993, 1994, 1996 e 1997).
- McLaren: 8 campeonatos (1974, 1984, 1985, 1988, 1989, 1990, 1991, 1998).
- Mercedes: 8 campeonatos (2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021).
- Lotus: 7 campeonatos (1963, 1965, 1968, 1970, 1972, 1973, 1978).
- Red Bull: 5 campeonatos (2010, 2011, 2012, 2013, 2022).
Com dois campeonatos, temos a Cooper (1959 e 1960), a Brabham (1959 e 1960) e a Renault (2005 e 2006). Com uma conquista no mundial de construtores, temos a Vanwall (1958), a BRM (1962), a Matra (1969), a Tyrrell (1971), a Benetton (1995) e a Brawn GP (2009).
13. Os fãs ajudaram a escolher a nova pintura da Williams em 2023
Com o objetivo de atrair os fãs de uma das equipes mais vitoriosas da Fórmula 1, a Gulf, patrocinadora da Williams em 2023, convidou os amantes da velocidade a escolherem a pintura especial para três GPs da categoria.
Os admiradores puderam votar pela internet para escolher o design especial que será utilizado em Singapura, Japão e Catar. A envelopagem mais votada foi a Bolder Than Bold, que representa a ousadia, a coragem e a confiança da equipe britânica, nove vezes campeã, em colaboração com a gigante e pioneira empresa Gulf.
14. O único piloto campeão por quatro equipes diferentes
O argentino Juan Manuel Fangio foi o primeiro campeão sul-americano da Fórmula 1, em 1951, pela Alfa Romeo. Após o título de 51, ele levantou o troféu em 1954, pela Maserati, em 1955 pela Mercedes, em 1956 pela Ferrari e em 1957, novamente pela Maserati. Fangio é o único piloto da história a se sagrar campeão por esse número de equipes.
15. A volta mais rápida registrada na Fórmula 1
O recorde aconteceu em 2020, no GP da Itália. Com o impressionante tempo de 1m18s887, o britânico Lewis Hamilton, sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, cravou a maior média já registrada em uma volta, com 264,362 km/h no famoso circuito de Monza.
Se você se interessou pelas estatísticas, aproveite e faça uma visita ao Instagram da Gulf. Lá contamos um pouco mais sobre os números incríveis alcançados por pilotos brasileiros e muito mais:
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