Seja fã do automobilismo ou não, muitos tendem a pensar que apenas as categorias internacionais são genuinamente disputadas e interessantes. No entanto, para aqueles que se permitem explorar, há uma vasta variedade de estilos de corridas que acontecem aqui mesmo, no Brasil.
Interessado em descobrir mais? Então confira cinco das modalidades mais populares e emocionantes nesta lista especial preparada pela Gulf Combustíveis. Esta marca, que chegou ao país em 2023, carrega consigo a paixão pela velocidade, assim como a Gulf Oil International, conhecida por patrocinar diversas equipes de automobilismo de ponta em todo o mundo.
1. Fórmula Truck
A Fórmula Truck é uma das competições brasileiras disputadas por caminhões modificados para corridas. A categoria teve início em 1987 como Copa Brasil de Caminhões e foi homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo em 1996, adotando o nome que conhecemos hoje.
Seu formato de competição segue o modelo tradicional, com um treino classificatório para definir o grid de largada realizado um dia antes da prova, semelhante a competições populares como a Fórmula 1. Cada piloto realiza uma volta de aquecimento, três cronometradas e uma de desaceleração. O número de voltas em uma etapa varia entre 30 e 35, dependendo da extensão da pista e das condições do circuito.
Embora os caminhões sejam muito pesados, podem atingir velocidades de até 200 km/h. No entanto, por questões de segurança, especialmente dos pilotos, em competições oficiais da Fórmula Truck, a velocidade é limitada a 160 km/h, com trechos monitorados por radares.
As provas mais tradicionais ocorrem nos autódromos de Interlagos, Cascavel, Goiânia, Londrina e Tarumã. Entre os pilotos que mais se destacaram ao longo da história da Fórmula Truck, estão Felipe Giaffone (4 títulos), Leandro Totti (3 títulos) e Wellington Cirino (3 títulos).
2. Stock Car
Criada em 1979, a Stock Car, agora chamada de Stock Car Pro Series, é considerada a principal categoria do automobilismo brasileiro e guarda muitas semelhanças com a norte-americana NASCAR. A modalidade possui um grande apelo comercial e recebe uma cobertura midiática mais ampla em comparação com outras categorias.
Inicialmente, apenas carros da Chevrolet compunham o grid, mas ao longo dos anos, outras fabricantes passaram a integrar a categoria, como Mitsubishi, Toyota, Volkswagen e Peugeot.
O campeonato é disputado em doze etapas e atualmente conta com 29 carros no grid, divididos em 14 duplas e 15 equipes.
As corridas são divididas em Sprint, realizadas aos sábados, e a corrida principal, que ocorre no domingo. No sábado, os pilotos participam da classificação, composta pelo Q1, na qual dois grupos com 16 pilotos cada fazem voltas, avançando os dez mais rápidos de cada grupo para o Q2. No Q2, 20 pilotos disputam a classificação para o top 8, e finalmente, no Q3, os oito melhores competem pela pole position.
A corrida Sprint determina seu grid invertendo os 12 primeiros pilotos da classificação, com todos competindo em uma prova de 30 minutos de duração, incluindo uma troca obrigatória de um jogo de pneus. No domingo, ocorre a corrida principal, seguindo a ordem de classificação do sábado, com uma prova de 50 minutos de duração e uma troca obrigatória de dois jogos de pneus.
Alguns dos nomes destacados na temporada de 2024, reconhecidos pelos fãs de automobilismo, incluem Rubens Barrichello, que corre ao lado de seu filho Dudu, Felipe Massa, Nelson Piquet Jr., Cacá Bueno e Ricardo Zonta.
No hall da fama da competição, Ingo Hoffmann é o principal nome, acumulando 12 títulos. O segundo colocado na lista é Cacá Bueno, com 5 títulos.
3. Porsche Cup Brasil
A Porsche Cup é uma competição automobilística disputada no Brasil que utiliza exclusivamente Porsches Carrera projetados para as pistas, distinguindo-se de outras competições mundiais por ser totalmente organizada por uma única montadora. Embora tenha sido criada na Alemanha em 1986, foi apenas em 2005 que o Brasil passou a ter seu próprio campeonato, denominado Porsche GT3 Cup Challenge Brasil.
O sucesso foi tão grande, que a Porsche Cup é agora uma das categorias preliminares do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, realizado anualmente no Autódromo de Interlagos.A modalidade é dividida em três grids, com cinco corridas realizadas em um mesmo fim de semana: duas válidas pela Carrera Cup, outras duas pela Sprint Challenge e uma pela Sprint Trophy. Para a temporada de 2024, 62 pilotos foram confirmados para esses três grids.
A Carrera Cup é a divisão principal, competindo com a mais recente versão dos carros Porsche 911 GT3 Cup, a geração 992. A Challenge corre com os carros da geração 991.2, enquanto a Trophy utiliza os da geração 991.1.
O grid com o maior número de competidores inscritos é o da Carrera, com 26 participantes confirmados. Na Challenge, estão confirmados 22 competidores, enquanto a lista de inscritos da Trophy contém 14 nomes.
E não é surpreendente encontrar alguns nomes bastante conhecidos, mesmo fora do universo do automobilismo. Entre os competidores, temos Edu Guedes, o chef de cozinha e apresentador, que disputa a Carrera Cup, Caio Castro, o ator, que compete na Sprint Challenge, além do cantor Lucas Lucco e da skatista profissional Letícia Bufoni, ambos na lista da Sprint Trophy.
4. Rally dos Sertões
O Rally dos Sertões é uma competição brasileira de rali, realizada em ambientes abertos e com percursos considerados difíceis ou perigosos, sendo apontada como a maior das Américas. A competição acontece anualmente no país, em diferentes localidades e trajetos. O objetivo dos competidores é percorrer o trajeto da prova mantendo a regularidade de médias horárias impostas pelo regulamento.
Criada em 1993, a competição envolve carros, motos, caminhões, quadriciclos e outros tipos de veículos, sendo também reconhecida por promover ação social e ambiental nos locais por onde passa. Além disso, atrai milhares de espectadores e movimenta diversos setores da economia dessas cidades.
O Rally dos Sertões é uma etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e do Mundial Cross Country, da FIA. A prova percorre cerca de cinco mil quilômetros e tem a duração de dez dias, cruzando diversas cidades e estados brasileiros.
5. Kart
O kart é, sem dúvida, a categoria que possibilita a ascensão de muitos pilotos em diversas modalidades do automobilismo. No Brasil, essa competição é uma das mais populares. O Campeonato Brasileiro de Kart não apenas avalia o desempenho, mas também funciona como uma escola de formação para aqueles que almejam uma carreira profissional nas pistas.
As corridas válidas para o campeonato geralmente ocorrem em julho e são divididas em 18 categorias, abrangendo uma ampla faixa etária e diferentes níveis de habilidade. Cada categoria permite a participação de até 34 pilotos. A idade mínima para competir é 8 anos, e o acesso é facilitado por meio de inscrições online.