Home » Blog Gulf  »  Descubra quem criou o primeiro posto de gasolina do mundo

Descubra quem criou o primeiro posto de gasolina do mundo

A Gulf, marca pioneira e renomada no automobilismo, introduziu o conceito de drive-thru que utilizamos até hoje.

Foi em dezembro de 1913, entre a Baum Boulevard e a St. Clair's Street, que os moradores da cidade norte-americana de Pittsburgh, Pensilvânia, puderam observar pela primeira vez a sinalização que dizia: "Good Gulf Gasoline" ou, traduzindo ao pé da letra, "Boa gasolina Gulf" no topo da construção daquele que seria o primeiro posto de gasolina drive-thru do mundo.

Em uma época em que o insumo era fornecido em barris ou por meio de bombas associadas a estabelecimentos de artigos gerais, a Gulf ousou desafiar o convencional. O conceito revolucionário transformou a paisagem urbana e estabeleceu um novo padrão de atendimento ao cliente.

O conceito em questão — em que os motoristas podiam abastecer seus veículos, calibrar pneus e até mesmo colocar água no radiador sem sair do conforto de seus carros — criado pela empresa, tornou-se o favorito dos usuários. Esse modelo, que conta com o suporte de funcionários especializados, continua a ser uma característica comum nos postos de gasolina, especialmente no Brasil.
Além de oferecer combustíveis de qualidade, a marca também se preocupava com o atendimento e o apreço pelos visitantes. No posto de gasolina Gulf, era possível adquirir mapas rodoviários locais, e, em um país que já contava com cerca de 500 mil automóveis, a inovação da Gulf fez sucesso nos anos que se seguiram, moldando a experiência dos clientes de uma maneira que perdura até os dias de hoje.

A forte presença da Gulf no automobilismo

Ao observar o rápido aumento do número de postos em todo o território norte-americano e a crescente popularidade de sua marca, a Gulf tomou a decisão, em 1965, de patrocinar sua paixão por corridas. Essa decisão remonta a 1936, quando a empresa deu os primeiros passos ao apoiar o Mormon Meteor, um veículo responsável pela quebra de recordes de velocidade em solo dos Estados Unidos na época.

Dessa vez, a Gulf uniu forças com a icônica Ford, firmando um acordo que perduraria até 1975. O mundo testemunhou o sucesso dessa parceria com os carros Ford GT40, Porsche 917 e Mirage, conquistando vitórias nas prestigiadas 24 Horas de Le Mans entre 1966 e 1975, além de receberem honras em diversos outros campeonatos.

A partir desse ponto, não demorou muito para que a marca angariasse inúmeros fãs apaixonados ao redor do mundo. Eles celebraram o sucesso da combinação de cores escolhida pela Gulf para destacar seus veículos: o azul-celeste e laranja. Essas cores ficaram imortalizadas não apenas nas pistas, mas também no clássico filme "Le Mans", estrelado por Steve McQueen na década de 70. O filme contribuiu ainda mais para elevar o prestígio da Gulf.

Com inúmeros sucessos em uma das maiores categorias de automobilismo do mundo, a Gulf não parou por aí. A marca decidiu expandir sua presença para a Fórmula 1, firmando acordos lendários com a equipe McLaren em duas fases distintas de sua história: em 1968 e 2021. Em 2023, a Gulf estendeu sua parceria para a multicampeã Williams Racing, solidificando uma colaboração que se estenderá pelos próximos anos.

A chegada da marca Gulf Combustíveis ao Brasil

Em 2023, a saga da marca atingiu mais um marco significativo. Por meio de uma parceria estratégica com o Grupo Fit, a Gulf Combustíveis está agora introduzindo sua rica história e elevados padrões de qualidade no mercado brasileiro. A expectativa é inaugurar ainda mais postos licenciados da marca até 2024, representando um investimento substancial de 700 milhões de reais e prometendo movimentar expressivos 20 bilhões de reais no mercado nacional. Essa iniciativa marca um capítulo emocionante na trajetória da Gulf, que, agora presente e influente, contribui para o cenário automobilístico brasileiro.

E a entrada da Gulf Combustíveis no Brasil não se limita apenas aos combustíveis de qualidade. A marca também incorpora as inovações tecnológicas proporcionadas pela Fit, que comercializa a única gasolina aditivada de série no país. Uma oferta que promete desempenho superior, auxiliando na preservação do motor ao reduzir desgastes e emissões.

Hoje, a Gulf Combustíveis já conta com mais de quinze postos no Brasil, mais especificamente no eixo RJ-SP, e garante que vem muito mais por aí. Assim, os consumidores brasileiros que construíram sua relação com a marca ao longo dos anos, agora, têm a oportunidade de incorporar a tradição e a qualidade desta marca lendária em seus próprios veículos. Uma jornada que começou há 110 anos, em Pittsburgh, continua a escrever novos capítulos, marcando uma nova fase na história dos postos de gasolina no Brasil. 

Para saber onde já estão em operação os postos Gulf Combustíveis no país, clique aqui e embarque nessa jornada de inovação e excelência.

Veja também

Postos Gulf: confira todos os endereços para abastecer com combustível de qualidade
|
Conte com a tradição de uma das marcas mais importantes do segmento e abasteça com confiança.
GP de Las Vegas: uma história de velocidade e glamour
|
Mundialmente famosa por seus cassinos, shows e vida noturna, Las
Por dentro da qualidade Gulf: o melhor combustível do mercado
|
Quando falamos em abastecer o veículo, a escolha do combustível
Gulf Combustíveis inaugura quatro postos em Cajamar
|
Estratégica para a logística da Grande São Paulo, a cidade
GP de São Paulo de F1: tradição, emoção e seu valor para o Brasil
|
O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 é mais
Os maiores ganhadores do GP do México na história da Fórmula 1
|
O GP do México é um dos eventos mais vibrantes
GP dos Estados Unidos de Fórmula 1: História e Fatos Marcantes
|
O Grande Prêmio dos Estados Unidos, uma das corridas mais
A Incrível Jornada do Petróleo até a gasolina que você usa
|
Você já se perguntou de onde vem a gasolina que
5 Momentos impressionantes do automobilismo mundial
|
O mundo do automobilismo é repleto de momentos marcantes que
Frota brasileira envelhece; gasolina aditivada garante longevidade dos carros
|
Nos últimos anos, o envelhecimento da frota brasileira se tornou