Home » Blog Gulf  »  Williams: relembre momentos históricos da escuderia na F1

Williams: relembre momentos históricos da escuderia na F1

Uma viagem no tempo que celebra a riquíssima história de uma das equipes mais tradicionais do mundo.

Em um encontro entre tradição e desempenho, a icônica Gulf Oil International, reverenciada por sua rica história no segmento de petróleo e no mundo do automobilismo, selou uma parceria importante com a lendária equipe Williams de Fórmula 1 no início de 2023.

Essa colaboração, que inclui a utilização do emblema Gulf, ostentado com orgulho nos carros, nos uniformes dos pilotos e mecânicos, bem como nos boxes da escuderia, foi coroada com o prêmio 'Parceria de Marcas do Ano', concedido pela Autosport em seu primeiro ano.

Com essa aliança, a Williams Racing e a Gulf buscam acumular ainda mais recordes e conquistas nos próximos anos. Pensando nisso, que tal relembrarmos a história e darmos uma volta pelos momentos mais marcantes de uma das equipes mais incríveis da categoria?

Relembre 10 momentos marcantes da equipe Williams

1. A fundação

A britânica Williams, nove vezes campeã de construtores da Fórmula 1, é uma das equipes mais populares e bem-sucedidas da história do esporte. Foi fundada em 1977 por Frank Williams e Patrick Head, disputando sua primeira corrida no mesmo ano, no Grande Prêmio da Espanha, com um chassi da March, pilotado pelo belga Patrick Nève.

A Williams começou a fabricar seus próprios carros a partir do ano seguinte, e o suíço Clay Ragazzoni venceu sua primeira corrida da história da equipe no GP de Silverstone de 1979.

2. O gosto pela vitória

O primeiro título mundial da equipe viria em 1980, com o australiano Alan Jones após uma temporada excepcional e consistente. Em 1982, foi a vez do finlandês Keke Rosberg, o primeiro piloto da nacionalidade a conquistar um título mundial na Fórmula 1.

A escuderia levaria mais cinco pilotos ao ponto máximo da competição, conquistando o título mundial de pilotos com o brasileiro Nelson Piquet em 1987, o britânico Nigel Mansell em 1992, o francês Alain Prost em 1993, o também britânico Damon Hill em 1996 e o canadense Jacques Villeneuve em 1997.

3. Um marco tecnológico

No início dos anos 1990, a Williams estabeleceu uma parceria com a Renault e conquistou a Fórmula 1 com carros de tecnologia avançada, incorporando recursos que simplificavam significativamente a vida dos pilotos, como freios ABS eletronicamente ajustados, acelerador automatizado, câmbio semiautomático, suspensão ativa e controle de tração. Graças a essas inovações, a escuderia conquistou facilmente os campeonatos de 1992.

4. Um acidente que mudou a vida de Sir Frank Williams

Em 1968, Sir Frank Williams viajou para acompanhar os testes do novo carro de corrida da equipe no circuito de Paul Ricard, na França. Antes mesmo do início do campeonato mundial, um grave acidente o deixou paraplégico, desafiando-o a superar adversidades pessoais e continuar sua jornada no esporte. Apesar deste revés, a determinação de Williams e sua dedicação à equipe permaneceram inabaláveis, inspirando uma nova narrativa de resiliência e coragem no automobilismo.

5. A vinda de Ayrton Senna

Embora sua passagem pela Williams tenha sido breve, Ayrton Senna é um dos nomes mais icônicos a ter corrido pela equipe. Em 1994, Senna se juntou à escuderia e disputou três etapas, correndo pela última vez no Grande Prêmio de San Marino, onde o trágico acidente tirou sua vida.

6. Os títulos

O Campeonato Mundial de Construtores, como mencionado anteriormente, foi conquistado pela Williams nove vezes ao longo das décadas de 80 e 90, especificamente em 1980, 1981, 1986, 1987, 1992, 1993, 1994, 1996 e 1997. Já o Campeonato Mundial de Pilotos foi conquistado sete vezes, com Alan Jones campeão em 1980, Keke Rosberg em 1982, Nelson Piquet em 1987, Nigel Mansell em 1992, Alain Prost em 1993, Damon Hill em 1996 e Jacques Villeneuve em 1997.

7. O adeus da família Williams

Com dificuldades posteriores, incluindo mudanças de motor, perda de patrocinadores e desempenho irregular, a equipe caiu de rendimento e, em 2020, foi adquirida pela Dorilton Capital, marcando o fim de 43 anos de controle por parte da família Williams.

8. A casa dos pilotos brasileiros na categoria

Ao longo da história da Fórmula 1, poucas equipes tiveram o privilégio de contar com pilotos brasileiros em seus assentos. A equipe Williams, por sua vez, teve a honra de ter sete pilotos brasileiros em suas fileiras, sendo a escuderia que mais acolheu talentos do Brasil na história do esporte. Entre eles, estão José Carlos Pace, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Antônio Pizzonia, Rubens Barrichello, Bruno Senna e Felipe Massa.

9. Fãs no comando

A equipe Williams, mais do que qualquer outra, decidiu ouvir seus apaixonados fãs. Em 2023, a escuderia, em parceria com a Gulf Oil International, permitiu que os fãs participassem da escolha da pintura especial dos carros para três Grandes Prêmios da temporada. O design "Bolder Than Bold" foi o vencedor, escolhido por entusiastas em uma votação acirrada e coloriu os carros da equipe nas corridas de Singapura, Japão e Catar.

10.  Williams e Gulf eleitas como a melhor parceria

A busca pela revitalização por meio de mudanças de liderança e parcerias, como a firmada com a Gulf, para recuperar seu antigo sucesso competitivo tem sido o principal foco da equipe britânica de Fórmula 1. Falando em Gulf, juntas, as duas marcas conquistaram o prestigioso prêmio de Parceria de Marcas do Ano em 2023, concedido pelo Autosport Awards. Essa parceria se estende para mais uma temporada promissora e cheia de potencial.

Veja também

Postos Gulf: confira todos os endereços para abastecer com combustível de qualidade
|
Conte com a tradição de uma das marcas mais importantes do segmento e abasteça com confiança.
GP de Las Vegas: uma história de velocidade e glamour
|
Mundialmente famosa por seus cassinos, shows e vida noturna, Las
Por dentro da qualidade Gulf: o melhor combustível do mercado
|
Quando falamos em abastecer o veículo, a escolha do combustível
Gulf Combustíveis inaugura quatro postos em Cajamar
|
Estratégica para a logística da Grande São Paulo, a cidade
GP de São Paulo de F1: tradição, emoção e seu valor para o Brasil
|
O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 é mais
Os maiores ganhadores do GP do México na história da Fórmula 1
|
O GP do México é um dos eventos mais vibrantes
GP dos Estados Unidos de Fórmula 1: História e Fatos Marcantes
|
O Grande Prêmio dos Estados Unidos, uma das corridas mais
A Incrível Jornada do Petróleo até a gasolina que você usa
|
Você já se perguntou de onde vem a gasolina que
5 Momentos impressionantes do automobilismo mundial
|
O mundo do automobilismo é repleto de momentos marcantes que
Frota brasileira envelhece; gasolina aditivada garante longevidade dos carros
|
Nos últimos anos, o envelhecimento da frota brasileira se tornou