Não há dúvida de que o automobilismo e a paixão pela velocidade correm nas veias da Gulf. Desde a década de 1930, a marca deu seus primeiros passos nos esportes a motor, um movimento que mudou para sempre a sua história.
Com presença constante ao longo dos anos e em diversas categorias, a petrolífera pioneira em seu setor fechou acordos e parcerias importantes que a tornaram uma das marcas mais reconhecidas no mundo das corridas. Acumulando vitórias, a Gulf levou suas cores ao imaginário do público e conquistou inúmeros fãs.
Neste artigo especial, vamos relembrar alguns dos carros mais vitoriosos que se destacaram com a clássica combinação azul-celeste e laranja, uma pintura inconfundível para os entusiastas e apaixonados por automóveis velozes.
Top 5 dos vitoriosos carros da Gulf
Em seu legado, a Gulf possui uma impressionante variedade de carros que competem ou já competiram em diversas modalidades, desde corridas de resistência até a Fórmula 1, passando pelos carros da Indy e pela série Can-Am.
Com inúmeros veículos de destaque, alguns deles foram indiscutivelmente os melhores em suas categorias e épocas. Vamos a eles?
1. Ford GT40
O Ford GT40 é um lendário carro de corrida, que nasceu em 1962 quando Henry Ford decidiu que a Ford deveria participar diretamente nas corridas. O modelo venceu quatro vezes as 24 Horas de Le Mans, entre 1966 e 1969, tornando-se um dos carros mais lendários da história das corridas de automóveis.
Antes da famosa corrida das 24 Horas de Le Mans de 1968 e da vitória, a equipe Gulf-JW Automotive já havia conquistado impressionantes sete triunfos no Campeonato de Carros Esportivos daquele ano. A primeira delas foi a corrida de Seis Horas de Brands Hatch, em abril, passando pela corrida de Seis Horas de Watkins Glen, nos Estados Unidos, onde a equipe conquistou sua primeira dobradinha.
Realizada mais tarde no ano do que o seu tradicional período em meados de junho, em 29 de setembro de 1968, o carro Gulf número 9, o Ford GT40 da Gulf-JW Automotive, ostentando sua distintiva pintura Gulf, conquistou a primeira vitória da Gulf em Le Mans.
2. Porsche 917
Com o vitorioso Ford GT40 ficando um pouco desatualizado em termos de competição, a equipe Gulf-JW Automotive fez uma mudança significativa para a temporada de 1970.
O incrível Porsche 917, ostentando as cores laranja e azul da Gulf, rapidamente quebrou recordes de voltas mais rápidas e acumulou várias vitórias em corridas.
Na corrida de abertura da temporada de 1970, nas 24 Horas de Daytona, a equipe Gulf proporcionou ao Porsche 917K sua primeira vitória em corridas, com o trio de Rodriguez, Kinnunen e Redman conquistando a glória.
O Gulf 917 continuou a dominar, com mais sete vitórias ao longo da temporada, com John Wyer fazendo ajustes na traseira do 917 para melhorar sua aerodinâmica. Além disso, a equipe oficial da Gulf garantiu uma vitória notável com o Porsche 908/3 na célebre Targa Florio, pilotado por Siffert e Redman.
3. Mirage GR8
O ano de 1975 foi um marco na história da equipe Mirage. Foi neste ano que o Mirage GR8 alcançou a vitória inesquecível nas 24 Horas de Le Mans, pilotado por Jacky Ickx e Derek Bell. Outro carro da equipe terminou em terceiro com Vern Schuppan e Jean-Pierre Jaussaud. Essa vitória em Le Mans representou o ápice da parceria da equipe com a Gulf e provou a excelência do Mirage GR8 nas pistas.
4. Audi R8
O Audi R8 já conquistou seu lugar nas páginas da história como um dos melhores carros esportivos de todos os tempos, juntando-se com lendas como o Jaguar D-Type, o Ford GT40 e o Porsche 956 nas corridas de resistência.
O sucesso do R8 foi imenso, com cinco vitórias consecutivas em Le Mans entre 2000 e 2005. Em 2001, o R8 de Stefan Johansson se tornou campeão da classe de pilotos e equipes na European Le Mans Series com as cores da Gulf. A máquina também conquistou o título americano de Le Mans por seis anos seguidos.
5. McLaren M8D
O McLaren M8D competiu na Can-Am em 1970 após o trágico acidente de Bruce McLaren no início da temporada. O carro apresentava um motor poderoso de 7,6 litros com 670 cv e uma enorme asa traseira, ganhando o apelido de 'Batmóvel''.
Foi um ano dominante para o M8D, vencendo nove das 10 corridas da temporada. Denny Hulme conquistou o campeonato pilotando este carro, que deixou sua marca na história da Can-Am.
Quer conferir mais detalhes dessas máquinas? Então dê uma passadinha no nosso Instagram e compartilhe qual é o seu favorito entre esses cinco!