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Home » Blog Gulf  »  Consumo, preço e queda na cotação de combustíveis são os assuntos da semana no setor

Consumo, preço e queda na cotação de combustíveis são os assuntos da semana no setor

Fique por dentro das novidades do mercado de combustíveis em um giro de notícias preparado pela Gulf.

A Gulf traz um resumo das principais notícias e matérias sobre o mercado de combustíveis e destaca as tendências para os postos de gasolina.

Confira tópicos sobre o consumo brasileiro de combustíveis no ano anterior, a variação nos preços da gasolina, etanol e diesel e as principais cotações de insumos. Além disso, obtenha informações sobre a prorrogação do prazo de troca das bombas mediadoras nos postos e dicas especiais para lidar com clientes insatisfeitos em seu estabelecimento.

Brasil consumiu 122 bilhões de litros de combustíveis no ano passado e setor luta para coibir práticas irregulares

O Brasil, como o oitavo maior consumidor de combustíveis do mundo, enfrenta desafios significativos no setor, principalmente no combate a práticas irregulares. No ano passado, o país consumiu aproximadamente 122 bilhões de litros de diesel, gasolina e etanol hidratado. Fraudes tributárias e operacionais resultam em prejuízos estimados em R$ 29 bilhões anualmente, prejudicando a competição no mercado de combustíveis.

Um estudo da FGV destaca que fraudes tributárias levaram a uma perda de arrecadação de R$ 14 bilhões para o governo em 2018. A sonegação de impostos gera uma concorrência desleal, com o processo de identificação dessas práticas sendo demorado, levando de um a dois anos para ser descoberto.

A complexidade do sistema tributário nacional é apontada como parte do problema, favorecendo devedores contumazes. Leis recentes, como as Leis Complementares 192/2022 e 194/2022, buscam combater essas práticas, tornando o ICMS monofásico para alguns combustíveis e nivelando alíquotas em 18% em todas as unidades da Federação.

Além das fraudes tributárias, o setor enfrenta prejuízos de R$ 15 bilhões devido a práticas desonestas, como roubo de cargas e adulteração de combustíveis. A fiscalização, realizada pela ANP, tem apresentado melhorias, com o índice de conformidade aumentando de 92,7% em 2017 para 97,8% em 2022.

Propostas de mudanças legislativas, como o PL 164/2022, visam combater devedores contumazes e dificultar a migração de negócios entre estados. O Ministério de Minas e Energia propôs a criação de um operador nacional para a distribuição de combustíveis, unificando informações para aprimorar o mercado.

Preço do litro da gasolina cai 1,69% na primeira quinzena de novembro

O preço médio do litro da gasolina no Brasil diminuiu 1,69% na primeira quinzena de novembro, chegando a R$ 5,83, conforme o Índice de Preços Edenred Ticket Log. A tendência de queda persiste desde setembro, abrangendo todas as regiões do país, com destaque para o Nordeste, onde a redução foi de 2,97%. A Bahia registrou o maior declínio, 3,91%, enquanto o Amazonas foi a única região a ter um aumento de 1,71%. O preço mais baixo da gasolina foi encontrado no Rio Grande do Sul (R$ 5,63), e o mais alto no Acre e Roraima (R$ 6,64).

Quanto ao etanol, o litro fechou a primeira quinzena de novembro a R$ 3,73, apresentando uma redução de 0,80% em comparação com outubro. A queda foi mais expressiva no Nordeste, com 2,68%, enquanto o Centro-Oeste teve a média mais baixa (R$ 3,57) e o Norte a mais alta (R$ 4,67). A maior redução no preço do etanol foi de 4,63%, em Goiás, que também teve a média mais baixa junto com Mato Grosso (R$ 3,50). Roraima registrou o preço mais alto para o etanol, a R$ 5,02. O diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil destaca que, em diversos estados, o etanol é mais econômico e ecologicamente viável.

Queda na cotação do petróleo faz mercado projetar redução de preço dos combustíveis

A queda na cotação do petróleo, que há mais de um mês se mantém abaixo de US$ 80 o barril, está levando o mercado a projetar uma possível redução nos preços dos combustíveis. Na semana passada, o valor do barril do tipo brent em contratos para janeiro de 2024, que influencia as negociações atuais, caiu para menos de US$ 80. 

Apesar de uma leve alta nesta semana, o petróleo continua próximo dessa faixa, sendo negociado a US$ 82,73 nesta terça-feira. A queda nos preços da matéria-prima e a desvalorização do dólar nos últimos dias contribuem para esse cenário.

As projeções apontam uma folga nos preços praticados no Brasil em comparação com os mercados de referência, indicando espaço para redução. A XP sugere a possibilidade de um corte de 14,7% no diesel e 5,7% na gasolina, enquanto a Genial Investimentos vê chances de redução de 13% na gasolina e 8% no diesel. A Abicom é mais conservadora, indicando uma margem de apenas 1% no diesel e até defasagem de 1% na gasolina. O CBIE aponta chance de corte de 1,28% na gasolina e 8,84% no diesel.

Confira a seguir algumas tendências no setor de postos de combustível:

Inmetro decide prorrogar o prazo para a troca de bombas mediadoras de combustível

O Inmetro prorrogou o prazo para a troca das Bombas Medidoras de Combustível Líquido (BMCs) no setor de revenda de combustíveis. A Portaria 516/2023 estabelece um período de transição de cinco anos para a substituição dessas bombas, em conformidade com a Nota Técnica nº 13/2023 e a Portaria Inmetro 227/2022.

Anteriormente, a legislação determinava que as BMCs fabricadas até 2004 deveriam ser substituídas até o final de 2024. A prorrogação considera a diversidade e dimensão regional do setor, bem como os custos envolvidos. A Fecombustíveis destaca a importância da substituição para acesso a tecnologias avançadas e maior segurança para o consumidor.

O prazo estendido visa garantir a transição sem colocar em risco a sobrevivência das revendas. O Inmetro sugere a busca de financiamento pelo BNDES para facilitar a adaptação técnica, reconhecendo a relevância econômica da revenda de combustíveis para a população.

4 dicas para você conseguir lidar com clientes insatisfeitos no seu posto

Lidar com a insatisfação do cliente em um posto de combustível é desafiador, especialmente na era das redes sociais. Neste contexto, algumas dicas são bastante úteis para evitar transtornos ainda maiores.

A atenção e a paciência são fundamentais. O ato de respirar fundo, tratar as reclamações com respeito e demonstrar empatia, colocando-se sempre no lugar do cliente, é uma ótima forma de mostrar a ele um bom gerenciamento.

Ser claro e argumentar de forma segura, evitando expressões de dúvida e mantendo a postura firme, também é uma ótima forma de passar segurança e trabalhar em uma resolução. Admitir o erro se necessário e se desculpar também é uma ação positiva diante do contexto.

Para o cliente, é sempre esperado que a pessoa responsável pelo estabelecimento esteja disposta a oferecer uma solução. Diante dos possíveis problemas que possam surgir em um posto de combustível, esteja sempre um passo à frente, antecipando e pensando em soluções mesmo antes que qualquer problema aconteça.

Manter contato com os clientes e acompanhar a resolução de problemas também pode ser a chave para contornar uma situação negativa e manter a fidelidade do usuário do seu posto. Confira as dicas completas clicando aqui.

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