A história da Gulf, uma das principais empresas do setor de petróleo, é marcada por uma presença global que abrange mais de 100 países, com operações que se estendem desde o México até a Austrália, e do Canadá à China.
Recentemente, a Gulf decidiu expandir ainda mais sua influência na América Latina, chegando ao Brasil por meio de uma parceria estratégica com a Fit Combustíveis, a maior distribuidora de combustíveis para postos de bandeira branca no Rio de Janeiro e São Paulo.
Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre a importância mundial desta marca pioneira e os seus planos para o país mais populoso da América do Sul.
A presença mundial da Gulf
A Gulf deu seus primeiros passos em 1901, quando se tornou pioneira a perfurar um poço em águas profundas, marcando o início de uma nova era na exploração de petróleo. Em 1913, a empresa estabeleceu um segundo marco ao inaugurar o primeiro posto de gasolina da história, priorizando o conforto e o atendimento ao consumidor final.
Nos anos que se seguiram, a marca expandiu suas atividades em todos os cantos dos Estados Unidos, além de ter iniciado operações no México, Canadá, Kuwait e na Venezuela. A partir do final da Segunda Guerra Mundial, a Gulf expandiu-se mundialmente.
Dessa forma, a marca consolidou sua posição entre consumidores do mundo inteiro, desempenhando um papel importante não somente na exploração e produção de combustíveis, mas também no transporte marítimo e terrestre, no refino de petróleo, na petroquímica, gás natural e na comercialização de lubrificantes e produtos automotivos.
Hoje, a Gulf está presente em mais de 100 países, que incluem França, Alemanha, China, Egito, Austrália, Finlândia, Reino Unido, Suécia, Holanda, Noruega, Itália, Áustria e muitos outros, atuando tanto no mercado de combustíveis quanto no de lubrificantes. A marca é responsável pela formulação e produção de mais de 400 opções de óleos automotivos e é referência em combustíveis de alto desempenho.
A presença da Gulf na América Latina e a chegada ao Brasil
Como citamos acima, a Gulf é uma marca que conquistou posição de destaque em todo o mundo, em especial, com sua sólida presença em diversos países da América Latina. Desde o México, passando pela Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile e outros, a marca se tornou muito influente em toda a região.
E com a abrangente presença no continente sul-americano, era apenas uma questão de tempo até que a gigante chegasse ao Brasil. E para tornar esse plano viável, a Gulf uniu forças com a Fit Combustíveis, estabelecendo uma positiva parceria estratégica.
A Fit, com sua refinaria localizada no Rio de Janeiro, é conhecida por produzir gasolina de alta qualidade. Esse padrão de excelência conquistou a confiança da Gulf, resultando em uma parceria exclusiva no segmento de postos no Brasil. A união tem como foco transformar o cenário dos postos de gasolina no país.
Atualmente, o sudeste já conta com seis postos Gulf, localizados no eixo Rio-São Paulo. Com um compromisso ainda maior, até 2024, as marcas preveem a inauguração de mais 200. Isso representa um investimento massivo de cerca de R$ 700 milhões e um potencial de movimentação de R$ 20 bilhões no mercado local.
Além disso, a parceria permitirá a distribuição da marca Gulf em todo o território, aproveitando a infraestrutura e a expertise da Fit. Isso garantirá um melhor atendimento aos consumidores, com produtos de ótima qualidade.
Todo o potencial da Gulf, agora no país
A Gulf, uma marca que carrega consigo mais de um século de história, é também reconhecida pela ativa participação no automobilismo. Investimentos em parcerias estratégicas, como o patrocínio à equipe de Fórmula 1 Williams Racing, destacam a dedicação da Gulf ao mundo das corridas e reforçam sua posição como uma marca com fãs no Brasil e em todo o mundo.
A parceria entre a Gulf e a Fit Combustíveis se estenderá ao desenvolvimento do mercado revendedor, atendendo às principais necessidades do setor. Com foco em consultoria operacional, aspectos comerciais e financeiros, e alavancando tecnologia e inovação, essa nova unidade de negócios pertencente à Fit Combustíveis trará um diferencial competitivo, oferecendo serviços exclusivos aos postos parceiros Gulf e melhorando a qualidade do atendimento ao consumidor final.
Um dos destaques dessa parceria é a aquisição exclusiva da gasolina produzida pela Refit, a primeira refinaria particular de petróleo do Rio de Janeiro. A gasolina comum aditivada de série é única no mercado e contribui para uma maior eficiência dos motores, proporcionando uma experiência de condução suave e econômica. Essa parceria promete elevar os padrões de qualidade e inovação no mercado de combustíveis brasileiro.