A Gulf traz um resumo das principais notícias e matérias sobre o universo petrolífero e destaca as tendências para os postos de combustível.
Confira tópicos sobre a alta na produção de petróleo e nas exportações, a queda por desaceleração da demanda global e dicas especiais para a implementação de Inteligência Artificial e fidelização de clientes no dia a dia dos postos de gasolina.
Produção de petróleo em alta consolida Brasil entre grandes exportadores
A produção de petróleo em alta tem consolidado o Brasil como um grande exportador, impulsionando positivamente a balança comercial. No ano passado, as exportações de petróleo bruto atingiram um recorde de US$ 42,5 bilhões, representando 12,7% das exportações totais do Brasil, ficando apenas atrás da soja. Esse crescimento tem sido impulsionado pelo aumento da produção, especialmente no pré-sal, e pelos preços do petróleo que se mantiveram elevados.
O aumento das exportações de petróleo contribuiu para a entrada de dólares no país, beneficiando estados produtores por meio de royalties. Esse setor tem sido visto como um importante motor para o superavit da balança comercial brasileira, mesmo que haja oscilações nos preços internacionais do petróleo.
Petróleo fecha em queda após sinais de desaceleração da demanda global
O preço do petróleo caiu por três dias seguidos devido a preocupações com a demanda global mais fraca, evidenciada pelos índices de gerentes de compras dos EUA e Europa.
Quedas nos estoques dos EUA limitaram as perdas e o petróleo WTI fechou a US$ 78,89/barril, já o Brent, a US$ 83,21/barril. Os PMIs dos EUA e Europa diminuíram após aumentos nas taxas de juros e relatos sugeriram aumento na produção de petróleo do Irã e retomada das exportações do Iraque.
O estoque de petróleo dos EUA caiu mais do que o esperado, contrabalançando os PMIs. Preços podem se manter acima de US$ 80, a menos que a demanda diminua.
O uso da Inteligência Artificial para otimizar processos em postos de combustível
A promissora tecnologia da Inteligência Artificial (IA) pode ajudar proprietários de postos a tomar decisões automatizadas e aumentar a eficiência dos negócios. As operações podem incluir o disparo de e-mails, gerar campanhas promocionais, motivar o time e criar conteúdos, confira os detalhes:
- Automação de E-mails: A IA pode redigir e-mails para fornecedores e clientes, economizando tempo e garantindo mensagens claras e precisas.
- Campanhas Promocionais: A IA sugere ideias criativas para campanhas de vendas, impulsionando a venda de produtos automotivos na pista.
- Motivação da Equipe: A IA cria programas de motivação para equipes de frentistas, melhorando o moral e o desempenho.
- Conteúdo de Redes Sociais: A IA gera postagens para redes sociais, como o Instagram do posto, com foco em caminhoneiros e clientes na estrada.
A IA também pode ser aplicada em níveis estratégicos, como chatbots para atendimento ao cliente, análise de dados para insights valiosos, otimização de estoque e previsão de vendas futuras. A adoção gradual da IA pode aumentar a produtividade diária dos proprietários de postos, preparando o terreno para a crescente integração da IA na gestão geral.
O sucesso da fidelização de clientes nos postos de combustíveis
A fidelização de clientes em postos de combustíveis é crucial para o sucesso do empreendimento. Para isso, programas de fidelidade combinados com tecnologia oferecem vantagens e facilitam a operação.
Métodos como aplicativos personalizados, códigos QR, integração com pagamento e análise de dados tendem a melhorar o atendimento. Exemplos ainda mais práticos incluem bônus por abastecimentos regulares, parcerias locais e resgate de pontos por serviços extras.
Com tecnologia, programas de fidelidade se tornam personalizados, eficazes e atraentes, criando uma experiência única para clientes e garantindo um futuro de sucesso para postos de combustíveis.