O mercado de combustíveis passa por constantes e significativas mudanças, seja por meio de inovações tecnológicas ou para garantir melhor eficiência, segurança e atendimento aos consumidores. A Gulf está sempre antenada nas principais dicas do segmento para trazer os destaques mais interessantes em uma curadoria simplificada.
Fique por dentro das últimas notícias do setor, com ênfase para o aumento na produção de petróleo no Brasil, a melhora na venda do diesel em patamar histórico, o case de sucesso da Droga Raia na fidelização de clientes e como as lojas de conveniência podem ajudar no faturamento de postos de gasolina.
Produção brasileira de petróleo cresce 19%, maior volume já registrado
A produção de petróleo no Brasil teve um crescimento significativo em junho, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP). O país alcançou um recorde de 3,367 milhões de barris por dia, representando um aumento de 5,2% em relação ao mês anterior e um impressionante aumento de 19% em relação a junho de 2022.
Esse volume superou a marca anterior registrada em janeiro de 2023, quando foram produzidos 3,274 milhões de barris diários. Além disso, considerando o gás natural, o Brasil também atingiu um recorde de produção de 4,324 milhões de barris de óleo equivalente por dia.
No segmento do pré-sal, a produção de junho foi de 3,243 milhões de barris de óleo equivalente por dia, correspondendo a 75% da produção total do país. Houve um aumento de 1,5% em relação ao mês anterior e um aumento de 17,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Vendas de diesel atingem patamar histórico no primeiro semestre
O mercado de óleo diesel teve um excelente primeiro semestre, registrando um crescimento histórico. Embora o início do ano tenha sido lento, as vendas ganharam impulso nos meses seguintes.
De acordo com dados fornecidos pelas distribuidoras à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), as vendas de diesel aumentaram 6,1% em junho, comparado ao mesmo mês do ano anterior, totalizando 5,45 milhões de metros cúbicos vendidos.
No geral, houve um aumento de 2,3% (cerca de 696,5 mil m³) nas vendas durante o primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Essa tendência aponta para a possibilidade de um recorde anual de 2023.
Esses números representam uma reviravolta positiva para um ano que teve um começo menos favorável, com uma queda de 2,3% nas vendas nos primeiros dois meses.
Fidelização de clientes em postos de combustíveis: algumas lições da Droga Raia
A Raia Drogasil é uma rede de farmácias brasileira que tem se destacado por suas estratégias de fidelização de clientes. A empresa possui um programa de fidelidade chamado "Clube Viva Droga Raia", que oferece benefícios exclusivos para os clientes, como descontos, brindes e acesso a eventos e promoções especiais. A empresa estima que o programa de fidelidade é responsável por 67% da receita bruta.
Os postos de combustíveis podem aprender com a Raia Drogasil e implementar estratégias de fidelização de clientes para aumentar a receita e reduzir o churn. Algumas dicas para fidelizar clientes em postos de combustíveis incluem oferecer um programa de fidelidade com benefícios exclusivos, investir em um atendimento ao cliente personalizado e de qualidade, melhorar a experiência do cliente no posto de combustíveis, utilizar dados para entender melhor o comportamento dos clientes e personalizar suas ofertas.
Ao implementar essas estratégias, os postos de combustíveis podem aumentar a receita, reduzir o churn e fidelizar seus clientes, leia a matéria completa clicando aqui.
O papel da loja de conveniência para o sucesso de um posto de combustíveis
A loja de conveniência ganhou destaque nos postos de gasolina, deixando de ser um simples complemento. Ela se tornou um negócio independente, atraindo clientes que não necessariamente abastecem seus carros.
A diversificação de produtos e serviços, promoções sazonais, uso das redes sociais e até oferta de delivery, são estratégias para aumentar o faturamento e atenção ao modelo de negócio.
A gestão de estoque e redução de desperdícios também são cruciais para manter a loja nos eixos e itens como lanches, doces e cafés são muito populares e podem mudar o faturamento do posto, confira o artigo completo aqui.
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